INP e Apex-Brasil renovam atuação do Think Plastic Brazil até 2021



INP e Apex-Brasil renovam atuação  do Think Plastic Brazil até 2021

O Think Plastic Brazil – Programa de Exportação e Internacionalização do Plástico Transformado Brasileiro – criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exporações e Investimentos) –  foi renovado no final de agosto para o biênio 2019/20121. O projeto representa  23,8% das exportações do setor. A soma total dos recursos para o programa aportados pelas duas organizações aumentaram em 66,7% com o objetivo de atender mais 47 empresas do setor.

 

O Programa apoia nacionalmente mais de  130 empresas beneficiárias e conta com 43 potenciais parceiros ligados à cadeia do setor de transformados plásticos. Nos últimos 15 anos o Think Plastic Brazil atuou diretamente em 18 países, e focará as próximas atividades nos mercados da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), América Central (Costa Rica e Cuba), América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia e Peru), Europa (Espanha), África (África do Sul e Quênia) e Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos).

 

As ações serão divididas em quatro verticais: Construção Civil, Agronegócios, Embalagens e Utilidades Domésticas (UD). Algumas das principais expectativas para o próximo ano são o aumento em 67% no espaço de exposição para a feira Ambiente, que acontece em fevereiro na Alemanha; assim como a diversificação de mercados com ações previstas para os países África do Sul, Quênia e Emirados Árabes Unidos; ações exclusivas para Construção Civil e Agribusiness.

 

Na programação estão duas missões comerciais para a África (uma na África do Sul e outra no Quênia). Outras 5 missões de inserção internacional acontecerão paralelamente às principais feiras de UD e Construção Civil: Ambiente (Alemanha), The Inspired Home Show (Home & Housewares – EUA) e Big 5 (Emirados Árabes).  Desconcentrar os mercados é uma decisão inusitada e inovadora, que visa ampliar a atuação das quatro verticais no continente.

 

Outra novidade aguardada é a realização do Projeto Imagem (acompanhamento de formadores de opinião internacionais em visitas aos pontos de interesse e eventos do setor no Brasil) em dois momentos: um paralelo ao 56º. Projeto Comprador de Utilidades Domésticas e outro no 58º. Projeto Comprador de Embalagens e Agrobusiness.

 

Ao todo estão programadas 15 feiras internacionais, 4 projetos compradores, 5 Missões de Imersão Internacional que contarão com Retail Tour (Tour guiado nas principais feiras e ciclos de palestras), 2 missões comerciais na África, 1 Missão Prospectiva na Feira Internacional Index Dubai, 1 Road Show no México, 20 Capacitações entre palestras e Cursos, Programa de Qualificação para Exportação, Assessoria para Formulação do Planejamento Básico para exportação, Assessoria em Comércio Exterior, Assessoria em Inteligência de Mercado, Assessoria em Marketing e Comunicação Internacional.

 

Três novas ações para Utilidade Doméstica e Construção Civil serão realizadas em contrapartida às ações promovidas em parceria com a Apex-Brasil: participação na feira Expo-Ferretera Internacional (México, especializada em Construção Civil, programada para 2020); Missão Index-Emirados Árabes Unidos – Dubai 2020 para Utilidade Doméstica e Road Show México, na Cidade do México, voltada para Utilidade Doméstica e Construção Civil programada para 2021. Outras duas ações de contrapartida acontecerão para Embalagens e Agribusiness: Westprintpack Africa, na Costa do Marfim em 2020 (Embalagens) e Show Room México, para Embalagens e Agrobusiness em 2021 na Cidade do México. Nestas ações, o Think Plastic Brazil aportará inteligência e gestão e as empresas interessadas investirão na estrutura física e serviços diretamente relacionados aos eventos.

 

 Sustentabilidade

 

Internacionalmente o Think Plastic Brazil promove a conscientização sobre o plástico, apresentando, nos materiais impressos, estandes, releases e em suas mídias informações de interesse sobre a sustentabilidade do plástico. Uma das pesquisas utilizadas como base é a realizada pela TruCost, que calculou o custo ambiental de substituição do plástico por outros materiais como sendo 4 vezes maior do que com a continuidade de utilização do mesmo. Algumas ações em prol da sustentabilidade do setor:

 

O Brasil é signatário do GPA – Global Plastic Alliance e assumiu os compromissos:

 

  • Até 2040, 100% das embalagens Plásticas serão reutilizadas, recicladas ou revalorizadas;
  • Até 2030, como meta intermediária, 50% das embalagens plásticas serão reutilizadas, recicladas ou revalorizadas;
  • Até 2020, todos os fabricantes de resinas plásticas associados da ABIQUIM devem adotar o manual de boas práticas “Perda Zero de Pellets”, aplicado no Brasil pelo Fórum Setorial dos Plástico – Por Um Mar Limpo (www.Porummarlimpo.org.br).

 

Ações como incentivo à transformação (Papa Cartão e Tampinha/Canudinho Legal), promovem recolhimento e reciclagem, numa estratégia de educação ambiental para consumidores.

 

R&D: empresas brasileiras buscam constantes investimentos em novos materiais biodegradáveis, ampliando a oferta de produtos sustentáveis.

 

Educação Ambiental: O Brasil promove cada vez mais a difusão de informações sobre o plástico por meio de campanhas promovidas pelo INP e seus parceiros.

O Programa Think Plastic Brazil

 

O Programa Think Plastic Brasil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como a capacidade de seus recursos humanos. O projeto foi realizado em colaboração com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados.