Instituto Embelleze, finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização, leva seu método aos Estados Unidos



Instituto Embelleze, finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização, leva seu método aos Estados Unidos

Franquia de educação profissionalizante deu os primeiros passos na internacionalização e chegou ao país norte-americano

O Instituto Embelleze, bem conhecido dos brasileiros, vem trilhando seu caminho também nos Estados Unidos, onde chegou em fevereiro de 2019 com uma unidade de muito sucesso.

É com esse case que a marca se tornou uma das finalistas no Prêmio Destaque de Internacionalização, promovido pelo Franchising Brasil — Programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A empresa de educação profissionalizante, que nasceu em 1998 e está presente em 26 estados brasileiros, já formou mais de 2 milhões de profissionais em habilidades como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Por conta das leis americanas, essa chegada ao país se mostrou um grande desafio à empresa, que fez um estudo minucioso antes de estrear por lá. “O mercado de beleza norte-americano é regulamentado e regido por leis rígidas, principalmente no que tange a qualidade da formação de novos profissionais, pois acreditam que esta área está intrinsecamente ligada a saúde das pessoas”, revela Marcella Scavassa, gerente de marketing da empresa.

O local escolhido para inaugurar essa unidade foi Pompano Beach, na Flórida, por conta da grande concentração de latinos, principalmente brasileiros. De acordo com Marcella, o processo completo leva mais de dois anos, e passa por uma avaliação exigente do governo local. “Dar entrada no processo de abertura de um novo negócio na área de educação nos exigiu muita paciência, resiliência e acreditarmos no trabalho que tem sido feito, acima de tudo”, conta a gerente. “Tivemos grandes aprendizados e amadurecimento como empresa ao lidar com tantos desafios”, Marcella completa.

Além da burocracia com a abertura do negócio, os profissionais habilitados para as aulas e também os alunos passam por avaliações extensas antes de poderem exercer a profissão. Isso porque o país encara a área de beleza como sendo fundamental para a saúde, e não deixa de avaliar nos mínimos detalhes quem está apto para atuar.

Mesmo com o lockdown imposto pelo governo local por conta da pandemia de COVID-19, a unidade na Flórida já está em processo de reabertura e prevê bons meses à frente. Além de outras duas unidades no Equador, o Instituto Embelleze ainda planeja abrir outros pontos nos Estados Unidos, e estuda a possibilidade de chegar a outros países. “Tendo recém-completado um ano de operação, o Instituto Embelleze Beauty School é certamente um grande case de sucesso para a marca e para ABF”, completa Marcella.

Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização

O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.

A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex- Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.