Internacionalização de livros brasileiros é tema de debate na Flip



Internacionalização de livros brasileiros é tema de debate na Flip

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) participará da agenda da Flip (Festa Internacional Literária de Paraty) por meio da mesa “Livros que viajam: a internacionalização da literatura brasileira”. O debate acontece no dia 12 de julho, às 15h, na Casa PublishNews, em Paraty, no Rio de Janeiro, e aborda temas relacionados às oportunidades e os desafios da internacionalização da produção literária brasileira.

Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e do Brazilian Publishers, projeto de fomento à exportação de conteúdo editorial brasileiro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), marca presença na mesa. “Essa é uma excelente oportunidade de explicarmos como funciona o processo de exportação de uma obra e a importância prática. A internacionalização de livros é uma das maneiras mais eficazes de levarmos a cultura do Brasil para o mundo”, afirma.

O jornalista Leonardo Neto mediará o debate, que terá também como participantes Teresa Pütz, editora internacional de ficção na editora alemã S. Fischer Verlag; Nicole Witt, da Agência Mertin Witt, especializada na literatura Lusófona; Fernando Rinaldi, responsável pelas vendas de direitos internacionais da Companhia das Letras, e Socorro Acioli, autora do livro A cabeça do santo (Companhia das Letras), publicada na França, EUA e Inglaterra e finalista do Los Angeles Times Book Prize.

No mesmo dia, às 11h, a Comissão Para a Promoção de Conteúdo Em Língua Portuguesa (CPCLP) da CBL também participará da mesa “Língua portuguesa e cultura moçambicana”, em uma conversa sobre a divulgação da língua portuguesa no exterior dentro dos âmbitos econômico, literário e cultural.

Programa: “Livros que viajam: a internacionalização da literatura brasileira”

Quando: 12 de julho
Horário: 15h
Local: Casa PublishNews – Rua Doutor Pereira, 396, Paraty – RJ

Flip 2019
A 17ª Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 10 a 14 de julho e tem como autor homenageado Euclides da Cunha, escritor da clássica obra “Os Sertões”. O evento tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através de sua Secretaria Especial de Cultura, a partir do Edital de Feiras Literárias e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com a parceria de diversas empresas. Com 33 autores, de 10 países, a Flip ocupa diversos espaços públicos na cidade de Paraty, que contabilizam 23 casas até o momento.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.