Internacionalização: Toronto recebe 18 Startups brasileiras



Internacionalização: Toronto recebe 18 Startups brasileiras

Empreendedores tiveram uma agenda intensa no Canadá voltada para a conexão com clientes, parceiros e investidores

São Paulo, junho de 2019 – O Canadá foi palco do 7º ciclo de internacionalização do StartOut Brasil. As 18 startups selecionadas para imersão em Toronto (de 23 a 28 de junho) participaram de visitas a ambientes de inovação; workshops com prestadores de serviços; reuniões com potenciais parceiros de negócios; e treinamento de pitch internacional para se apresentarem a possíveis clientes, parceiros e investidores.

“Quando essas startups vão para o exterior, elas têm um ganho e um aprendizado em termos de gestão que dificilmente conseguiriam aqui no Brasil. Nós a colocamos em ambientes e ecossistemas de inovação muito avançados com o apoio de uma rede de especialistas que ajudam a elevar o patamar de qualidade dessa empresa. Isso abre oportunidades para conexão com investidores estrangeiros, para parcerias tecnológicas com centros internacionais e favorece a comercialização e desenvolvimento das suas soluções”, afirma Caio Megale, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.

Antes de embarcarem para o Canadá, as empresas aprovadas passaram por um processo de preparação para a missão durante dois meses e, ao retornar da imersão, elas continuarão a receber acompanhamento personalizado para aprimorarem sua estratégia de expansão e maximizar as oportunidades identificadas no exterior.

Em Toronto, as startups fizeram mais de 140 agendas de negócios desenhadas exclusivamente para elas e se conectaram a cerca de 30 instituições do pujante ecossistema canadense. “Por ser um importante polo de pesquisa e desenvolvimento, os participantes estão tendo oportunidade de interagir diretamente com os parques tecnológicos locais, ampliando bastante a possibilidade de surgirem novos negócios e parcerias”, reitera a coordenadora de Internacionalização da Apex-Brasil, Paula Gomes.

Sobre as startups

Todas as selecionadas já têm clientes e/ou usuários. Inclusive, 72% delas tiveram um significante crescimento no número de clientes ou usuários pagantes nos últimos 12 meses. Essas empresas estão situadas, principalmente, em São Paulo (50%), mas também há startups do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Compostas por equipes com mais de 13 pessoas full time (44%), 50% das startups têm como principal setor de atuação Negócio em Saúde, Soluções para Empresas e Inteligência Artificial. Em sua maioria, elas trabalham com o modelo B2B (67%) e faturaram mais de US$ 500 mil em 2018 (61%).

Atualmente, 78% já passaram por aceleradora ou incubadora, fizeram parceria com grandes empresas e 39% receberam investimento de Investidor Anjo (71%), Aceleradora de Startups (14%) ou Corporate Venturing (14%). Destas, 39% receberam investimento de mais de US$ 250 mil.

Das selecionadas, 89% têm algum tipo de experiência internacional, sendo que 72% já realizaram negócios fora do Brasil e 46% delas têm até 10% de sua receita resultante do seu desempenho no exterior. Com o StartOut Brasil, 67% das empresas pretendem mapear possíveis clientes e parceiros, atrair investimento ou estabelecer uma operação fora do país.

“Isso se deve a preparação intensa que proporcionamos para promover a startup no mercado internacional. Por meio de uma agenda otimizada, que sozinha a startup não conseguiria ou levaria muito tempo para elaborar, intermediamos o contato destas com personagens chave para a internacionalização da empresa, gerando insights para melhoria nos seus processos de gestão e inovação”, explica o gerente de inovação do Sebrae, Célio Cabral.

Sobre o StartOut Brasil

O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), SEBRAE e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa e Santiago.