Invest in Brasil Forum, em Dubai, detalha oportunidades de negócios



Invest in Brasil Forum, em Dubai, detalha oportunidades de negócios

Diversos setores da economia brasileira foram apresentadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), nesta segunda-feira (15), no Fórum Invest In Brasil. A iniciativa é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Dubai Chamber e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Durante a abertura do evento, realizado no Hotel Ritz-Carlton, autoridades brasileiras e emiráticas ressaltaram a parceria de sucesso entre os dois países.

Em sua fala de abertura, o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, listou aos árabes os setores no Brasil que estão abertos aos investidores estrangeiros: infraestrutura, energia, turismo, agronegócio, indústria, serviços e major capital. Pestana lembrou que a agenda de investimentos, bem como a programação do Dia Nacional do Brasil, estão no âmbito da Expo 2020 Dubai – um ótimo momento para conquistar novos mercados.

Implementado para dar maior visibilidade às possibilidades de investimentos no Brasil, o Fórum faz parte da estratégia da ApexBrasil para atrair o interesse dos países do Golfo Árabe. A expectativa é de que o evento promova mais de 140 oportunidades com potencial de atração de investimento de mais de US$ 10 bilhões ao Brasil.

“Trabalhamos com entusiasmo para construir pontes de comércio, investimentos e internacionalização que geram milhões de empregos, e transformam vidas e que abrem conexões eternas”, afirmou o presidente da Agência.

Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Carlos França, estavam entre as autoridades que discursaram. Eles apontaram as oportunidades de investimentos em território brasileiro e citaram setores disponíveis para aportes financeiros.

O embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, informou ao público formado por empresários que a entidade está aberta para fornecer auxílio e informações para investidores. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, disse que o setor está trabalhando para internacionalizar os seus negócios e que o ambiente industrial tem trabalhado para tornar o setor produtivo moderno e global.

Faisal Belhoul, membro do conselho da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, ressaltou que o Brasil é um parceiro importante para os negócios dos Emirados Árabes Unidos e afirmou que a América Latina está se tornando um foco de investimentos para os empreendedores da região, o que representa um avanço nas relações bilaterais.

Dois ministros dos Emirados Árabes Unidos, o do Comércio Exteriores, Thani Al Zeyoudi, e a de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, Mariam bint Mohammed Almheiri, expuseram dados da balança comercial entre os dois países. Enquanto Mariam ressaltou a sustentabilidade de companhias brasileiras nos EAU, Thani Al Zeyoudi lembrou da estável relação bilateral.

O presidente Jair Bolsonaro encerrou a primeira parte do Fórum e, durante pronunciamento, lembrou da forte presença dos árabes e influência cultural deles em território brasileiro. Bolsonaro apresentou o ambiente de negócios e os convidou a visitar o Brasil.

Importância

Para acelerar a busca de oportunidades de negócio e internacionalização de empresas brasileiras, a delegação de mais de 200 empresários brasileiros que participam do Fórum Invest in Brasil também terão a oportunidade de realizar encontros com investidores árabes e indianos. Conforme o gerente de Investimentos da ApexBrasil, Adalberto Netto, o portfólio de oportunidades de investimentos apresentadas no Fórum é diferenciado e traz o melhor do Brasil para diferentes tipos de investidores do Golfo, de fundo soberanos a empresas familiares e fundos de private equity. “Além de mostrarmos o portfólio do setor público, como oportunidades de negócios na área da energia e petróleo e gás, vamos levar aos árabes as oportunidades no setor privado, como energia renovável e alimentos. Novas áreas de oportunidade como construção civil e a real estate agradam muito investidores dessa região”, ressaltou Netto.

O Invest in Brasil irá inovar abrindo espaço para os programas de financiamento de bancos de desenvolvimento, apresentados pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e pelo presidente do New Bank Development (NBD), Marcos Troyjo. Montezano abordará o papel do BNDES no desenvolvimento da economia brasileira. Já Troyjo mostrará as áreas de cooperação no Brasil que podem ser exploradas pelo banco de desenvolvimento dos BRICS, do qual os Emirados Árabes foram recentemente admitidos.

Setores estratégicos

Durante a tarde, o fórum Invest in Brasil preparou sessões diferentes em dois ambientes distintos para que novas oportunidades de investimentos sejam apresentadas de forma temática. Será possível participar de exibições rápidas realizadas por executivos de entidades e ministérios do Brasil.

Entre os assuntos tratados estão oportunidades de investimentos em Energia Renovável, Petróleo e Gás, Infraestrutura, Real Estate, Inovação e Tecnologia e Turismo. Ainda haverá explanações sobre o mercado de negócios no setor Agro e o novo ambiente de negócios no Brasil, além de sustentações acerca do Instituto Amazônia +21.

No dia 16 de novembro, autoridades e organizações brasileiras que participaram dos seminários no dia 15 estarão disponíveis para conversas em grupo ou individuais em salas reservadas.

Sobre a Expo 2020 Dubai

O Invest In Brasil faz parte das agendas relacionadas à Expo 2020 Dubai e à Missão de Investimentos organizada pela CNI. A Expo é uma exposição universal itinerante que ocorre a cada cinco anos, cuja maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A World Expo abrange diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.

O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi. A Apex-Brasil é a agência especializada em atração de investimentos e promoção de exportações responsável pela organização do Pavilhão do Brasil e pela execução do amplo calendário de atividades até março de 2022.