Israel: estudo apresenta oportunidades de exportação e detalha ambiente de investimentos



Israel: estudo apresenta oportunidades de exportação e detalha ambiente de investimentos

Documento elaborado pela ApexBrasil destaca setores de Alimentos e Bebidas e Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos como promissores para empresas que desejam vender para o mercado israelense

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) publicou o Perfil País – Israel 2021, que traz um panorama das exportações e dos investimentos entre Brasil e Israel.

Apesar da participação brasileira nas importações de Israel ainda ser baixa, o documento revela que a exportação de produtos primários para Israel é bastante relevante, com destaque para a carne de boi, o milho e a soja, que somam cerca de 60% do total exportado para aquele país. Café e trigo também são produtos relevantes e com bom desempenho nas vendas entre 2016 e 2020. Já calçados e papel, embora tenham pequena participação nas exportações, merecem atenção por contribuírem para a diversificação da pauta brasileira.

Além disso, o estudo destaca boas oportunidades de exportação para as empresas brasileiras no setor de produtos alimentícios com certificado Kosher, que seguem os requisitos referentes à dieta judaica sobre ingredientes e processos de fabricação, e podem ser um diferencial para alavancar as vendas externas nesse setor.

O estoque de capital israelense no Brasil aumentou 554% ao longo da década passada. De acordo com a Orbis BVD, o maior investimento Greenfield (projetos incipientes, ainda em fase de planejamento) israelense no país entre 2013 e junho de 2021 foi a instalação da Nilit, fabricante de nylon, em São Paulo em 2015. O empreendimento foi orçado em aproximadamente US$ 47,2 milhões. Há também investimentos relevantes de Israel no Brasil em setores como defesa e aeroespacial. Por exemplo, a operação da empresa Elbit Systems que atua no Brasil por meio de sua subsidiária AEL Sistemas.

Acordo de Livre Comércio

O Acordo de Livre Comércio (ALC) entre o Mercosul e Israel entrou em vigor em 2010, com desgravação tarifária total alcançada em janeiro de 2019. Isso significa que 7.871 linhas tarifárias ofertadas por Israel já se encontram com alíquotas de importação zeradas e, em alguns setores mais sensíveis, 45 linhas possuem redução tarifária. Após o início da vigência do acordo, apenas um dos produtos que teve crescimento percentual expressivo, a carne de bovino desossada, é do setor de alimentos, indicando a importância do acordo para a dinâmica das exportações dos demais setores. Dentre os produtos manufaturados, houve desempenho expressivo, entre outros, de calçados de borracha/plástico, cujo volume de exportação já era de aproximadamente US$ 1 milhão, em 2010, e apresentou crescimento médio anual de 20,6%, ao longo dos 10 anos de vigência do acordo, chegando a US$ 6,5 milhões em 2020.

Agro Meet & Export

A ApexBrasil irá realizar, em janeiro de 2022, o Agro Meet & Export Israel. A iniciativa consiste em uma agenda com duração de três a quatro semanas com etapas de qualificação (apresentações e palestras com empresários brasileiros e israelenses, além de interlocutores com conhecimento e experiência em Israel), mentoria individual prestada por empresa contratada especializada no mercado israelense e rodadas de negócios virtuais entre as empresas brasileiras e os potenciais importadores locais. A ação visa não apenas preparar as empresas brasileiras para comercializarem com Israel, mas facilitar a realização de negócios a curto e médio prazo com aquele mercado.

As inscrições para o Agro Meet & Export Israel estão abertas até 10 de dezembro de 2021. Saiba mais aqui.

Israfood 2021

Entre os dias 16 e 18 de novembro de 2021, quatro empresas do setor de alimentos participarão da Israfood 2021, em Tel-Aviv. A participação brasileira no evento é organizada em conjunto pela Embaixada do Brasil em Israel e pela Apex-Brasil. Trata-se de maior feira do setor de alimentos e bebidas de Israel e marca a retomada de ações presenciais da Agência no mercado israelense. Em 2022, a ApexBrasil também coordenará a participação na Israfood e as empresas interessadas em participar da ação em novembro do ano que vem já podem se inscrever por intermédio deste link.