Jabuti tem data e local divulgados e encerra suas inscrições



Jabuti tem data e local divulgados e encerra suas inscrições

O Prêmio Jabuti deste ano já está com data e local confirmados: acontecerá no dia 28 de novembro, às 19h, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. As inscrições para a edição deste ano já estão encerradas e o número de candidatos ultrapassou o do ano passado, chegando na marca dos 2103 – enquanto a edição anterior teve 1963.

O Jabuti é considerado um dos mais emblemáticos reconhecimentos da literatura brasileira e este ano premiará, além do grande vencedor de “Livro do Ano”, outras 19 categorias. Esta edição contará novamente com a premiação de editoras internacionais, através da categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”, incluída na premiação em 2017 com o intuito de prestigiar o trabalho de editoras que publicam autores brasileiros mundo afora, além de fortalecar a imagem da premiação globalmente. A inclusão desta categoria é parte do trabalho de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro promovido pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo Pedro Almeida, curador do prêmio neste ano, esse é um excelente meio para que editoras do mundo todo tenham acesso aos trabalhos nacionais: “desde 2013, quando o Brasil foi o país homenageado em Frankfurt, o mercado internacional ficou mais atento à nossa produção. Nosso trabalho de divulgar e estimular o reconhecimento de livros brasileiros no exterior melhora ano a ano e possui resultados imensuráveis”.

Em relação à última edição, o Jabuti terá algumas mudanças. Agora a categoria “Tradução”, por exemplo, foi realocada para o eixo “Livro” — antes ela se encontrava em “Literatura”. Além de outras alterações, o prêmio teve uma separação das categorias “Infanto” e “Juvenil”.

A 61ª edição do Jabuti também já tem definida a personalidade literária homenageada: Conceição Evaristo, que já foi condecorada pela própria premiação em 2015, quando ocupou o 3º lugar na categoria “Contos e Crônicas”. Aos 74 anos, a escritora já soma diversos romances, poesias e ensaios literários que também alcançaram o público internacional. Sua obra “Ponciá Vicêncio” (2014), por exemplo, foi publicada na França e nos Estados Unidos e “Becos da Memória” também foi traduzido para o francês.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.