Jornada Profissional tem estimativa de gerar R$ 250 mil em negócios para editoras



Jornada Profissional tem estimativa de gerar R$ 250 mil em negócios para editoras

Além das reuniões entre editoras e investidores, a iniciativa ainda contou com três webinars durante a programação online do evento

Entre os dias 7 e 11 de dezembro, a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo foi palco para a 2ª edição da Jornada Profissional. A ação de rodadas de negócios internacionais entre casas editoriais brasileiras e internacionais foi promovida pelo Brazilian Publishers, Programa de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),

As 19 editoras participantes projetam um valor preliminar de USD 250 mil em vendas de direitos autorais nos próximos doze meses. As negociações são fruto das 114 reuniões realizadas junto a 30 casas internacionais que marcaram presença no matchmaking, dos países México, Colômbia, Peru, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Espanha, Turquia, Paraguai, Estados Unidos, Egito, Chile, Eslováquia, França e Taiwan. Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e gerente executiva do Brazilian Publishers, afirma que a jornada profissional é uma oportunidade para as editoras, ainda mais em um momento tão delicado.

“Essa é uma das nossas principais estratégias de promoção à exportação. Ficamos muito felizes de poder realizá-la em um ano tão atípico, de uma forma tão acessível. Esse projeto é de extrema relevância, ainda mais em um evento como a Bienal, e vai gerar oportunidades valiosas para editores e autores brasileiros”, disse Fernanda.

Alguns dias antes da Jornada, no final de novembro, o Brazilian Publishers também promoveu uma série de três workshops preparatórios para editoras brasileiras participantes do Programa. As sessões foram ministradas por Luciana Mazzuti Leal, especialista com mais de 18 anos de mercado em logística internacional e atividades de comércio exterior, e ajudaram as casas brasileiras a entender o espaço das editoras no mundo virtual, como abordar compradores e mais.

Lives

A Jornada desse ano foi além das rodadas, e promoveu a discussão de assuntos pertinentes ao mercado por meio de três lives.  As transmissões aconteceram nos dias 7, 9 e 11 de dezembro, no espaço Papo de Mercado.

A primeira delas abordou a transformação digital e desafios para o mercado editorial pós-pandemia, em uma conversa sobre como foi o movimento de aceleração da digitalização do setor. Já a segunda live, no dia 9, falou sobre o Clube de leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com a presença do presidente da CBL, Vitor Tavares, e para encerrar, houve um papo sobre influenciadores digitais e seu papel no mercado de livros.

Você pode assistir aos vídeos no site da Bienal: mesa 1 | mesa 2 | mesa 3

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.