Jovens Talentos divulga ganhadora de prêmio em Bienal Internacional



Jovens Talentos divulga ganhadora de prêmio em Bienal Internacional

Na última sexta-feira (30), durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, foi anunciada a ganhadora do prêmio especial do Jovens Talentos: Carolina Rocha, gerente editorial da casa Gente.

Além de Carolina, a premiação que reconhece profissionais com menos de 35 anos em destaque no mercado editorial também condecorou quatro outros profissionais: Talita Camargo, sócia da 2Books e gestora da Livraria do Comendador; Tatiany Leite, booktuber e influenciadora digital; Diego de Oxóssi, da Arole Cultural e Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel. As últimas duas editoras são participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Esta é a quinta edição do Prêmio Jovens Talentos, realizado pelo PublishNews, com patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e apoio da Feira do Livro de Frankfurt.

Os ganhadores do prêmio geral receberam ingressos para o Business Club, a área VIP da Feira do Livro de Frankfurt, um dos eventos mais esperados do ano, que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, na Alemanha. Já o prêmio especial, concedeu a Carolina uma viagem com todas as despesas pagas para a feira, além de ajuda de custo de EUR 500.

 

De acordo com Diego, da Arole, o prêmio vem para mostrar que todos os esforços da editora têm valido à pena. Especializada em títulos que discutem as religiões de matriz africana, a editora tem livro publicados em países como Argentina, Uruguai, Suécia, Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. “Estão começando a notar que o trabalho sobre nichos, que afunilam o foco de abordagem de temas, é o futuro do próprio negócio literário”, discorre Diego.

 

De acordo com Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers, reconhecer jovens profissionais é uma maneira de o mercado editorial retribuir. “Há cinco anos o Jovens Talentos condecora expoentes do mercado do livro. O prêmio tem um caráter de incentivo e nós valorizamos muito esse trabalho, principalmente por trazer visibilidade aos talentos brasileiros em eventos internacionais que funcionam como vitrines para o mercado global”, finaliza.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.