Latitude Art Fair: Primeira feira assinada pelo projeto Latitude será realizada neste mês



Latitude Art Fair: Primeira feira assinada pelo projeto Latitude será realizada neste mês

De 24 a 27 de setembro, feira de arte 100% digital e gratuita contará com estrutura da Artsy e participação de mais de 50 galerias nacionais

Neste mês o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad dá um passo gigante no processo de fomentar e fortalecer a internacionalização da arte brasileira, que é o seu principal objetivo desde sua criação, em 2007. O projeto, que é uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), assina sua primeira feira de arte própria, a Latitude Art Fair, que terá sua edição de estreia de 24 a 27 de setembro. O evento será 100% digital, totalmente gratuito, e contará com a participação de mais de 50 galerias brasileiras.

Toda a estrutura da feira está sendo feita em parceria com a Artsy, que tem se consolidado como líder em termos de market-place. A feira terá formato de viewing rooms, incluindo ações com realidade aumentada, para que a imersão dos apreciadores seja ainda mais completa, e muito mais. A Latitude Art Fair será também uma oportunidade para que galerias de pequeno porte mostrem seu trabalho para o mundo e enriqueçam seu conteúdo digital, já que 14 das galerias participantes da feira são membros recentes do projeto Latitude.

“O Latitude desde sua criação dá suporte para as galerias participarem das maiores e mais conceituadas feiras de arte do mundo. Com esses eventos sendo cancelados nós percebemos que era de extrema importância criar um novo planejamento, em conjunto com as galerias, para que os seus trabalhos continuassem a ser vistos e que o contato com o público não fosse perdido, mesmo neste momento delicado. O Latitude Art Fair é um dos frutos desse novo olhar que tivemos em conjunto para o nosso negócio, como uma alternativa criativa de manter a arte em movimento”, comenta Luciana Brito, Presidente da ABACT.

Abaixo estão as galerias que já confirmaram participação na Latitude Art Fair. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o que cada uma está preparando para o evento.

A Gentil Carioca (Rio de Janeiro), Andrea Rehder Arte Contemporânea (São Paulo), Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro), Bergamin & Gomide (São Paulo), Bianca Boeckel Galeria (São Paulo) Carbono Galeria (São Paulo), Carcara Photo Art (São Paulo), Casa Triângulo (São Paulo), Casanova (São Paulo), Central Galeria (São Paulo), Choque Cultural (São Paulo), Galeria Athena (Rio de Janeiro), Galeria Aura (São Paulo), Galeria Berenice Arvani (São Paulo), Galeria Bolsa de Arte (Porto Alegre), Galeria Cavalo (Rio de Janeiro), Galeria de Arte Mamute (Porto Alegre), Galeria Eduardo Fernandes (São Paulo), Galeria Estação (São Paulo), Galeria Jaqueline Martins (São Paulo), Galeria Karla Osorio (Brasília), Galeria Kogan Amaro (São Paulo), Galeria Leme (São Paulo), Galeria Luisa Strina (São Paulo), Galeria Lume (São Paulo), Galeria Marcelo Guarnieri (São Paulo), Galeria Marilia Razuk (São Paulo), Galeria Mario Cohen (São Paulo), Galeria Matias Brotas (Vitória), Galeria Millan (São Paulo), Galeria Nara Roesler (São Paulo), Galeria Raquel Arnaud (São Paulo), Galeria Superfície (São Paulo), Galeria Ybakatu (Curitiba), Galeria Zagut (Rio de Janeiro), Galeria Zilda Fraletti (Curitiba), Janaina Torres Galeria (São Paulo), Luciana Brito Galeria (São Paulo), Mendes Wood DM (São Paulo), Múltiplo Espaço Arte (Rio de Janeiro), OÀ Galeria (Vitória), OMA Galeria (São Bernardo), Pinakotheke (São Paulo), Portas Vilaseca Galeria (Rio de Janeiro), Referência Galeria de Arte (Brasília), Roberto Alban Galeria de Arte (Salvador), Sé Galeria (São Paulo), Silvia Cintra + Box4 (Rio de Janeiro), Simões de Assis (Curitiba), Simone Cadinelli Arte Contemporânea (Rio de Janeiro), SOMA Galeria (Curitiba), Vermelho (São Paulo), Verve Galeria (São Paulo), Zipper Galeria (São Paulo)

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 54 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural. O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano. Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.