Latitude retoma Encontros Temáticos agora em versão 100% digital



Latitude retoma Encontros Temáticos agora em versão 100% digital

Primeiro evento online será dia 09/06 e conta com especialistas para falar dos desafios e melhorias das galerias no ambiente digital

A partir da próxima terça-feira, dia 09 de junho, das 14h às 16h, o Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, retoma os Encontros Temáticos com o primeiro evento “Desafios e estudos de caso para presença online das galerias de arte” (clique aqui).

Os Encontros Temáticos são destinados a galeristas, produtores, gestores culturais e demais profissionais que queiram discutir as abordagens atuais e os caminhos para o futuro do setor de arte contemporânea. Organizada em parceria com a Art Consulting Tool, a 1ª edição online acontecerá via plataforma Zoom e os interessados poderão participar gratuitamente mediante inscrição.

Encontro Temático 1

O primeiro Encontro Temático online tem o assunto ‘Desafios e estudos de caso para a presença online das galerias de arte’ e conta, em seu primeiro bloco, com palestras de João Paulo Siqueira Lopes, sócio da Art Consulting Tool, e Fernando Martinez, fundador da Brasil 3D, abordando as principais estratégias de marketing digital.

Em seguida, Fernando Ticoulat – sócio fundador da Art Consulting Tool, com mais de oito anos de experiência com curadoria de arte e produção cultural – traz diversos cases de sucesso de galerias pelo mundo que estão aumentando sua visibilidade online e conseguindo colher bons frutos mesmo com a quarentena.

O último bloco tem a participação de Benedict Duffy, Gerente de Relacionamento com Galerias do Artsy, com informações de como a Artsy – plataforma online para pesquisa, compra e venda de obras de arte – pode ajudar as galerias que visam explorar novas formas de se conectar com seu público de forma digital.

Encontros Temáticos Online

Tema: Desafios e estudos de caso para presença online das galerias de arte

Data: 09/06, terça-feira

Horário: 14h às 16h

Inscrições: CLIQUE AQUI

*Os inscritos receberão um e-mail de confirmação com um link de acesso ao evento

Tema: Aspectos práticos para a exportação de uma obra de arte e novas modalidades de remessa internacional de dinheiro e investimento em moeda estrangeira

Data: 23/06, terça-feira

Horário: 14h às 16h

Inscrições: EM BREVE

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 43 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Informações à imprensa 

Agência Guanabara

Fernanda Guarda – fernanda@agenciaguanabara.com.br 

Rebeca Lopes – rebeca@agenciaguanabara.com.br

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br