Lideranças da ApexBrasil recebem Ordem de Rio Branco



Lideranças da ApexBrasil recebem Ordem de Rio Branco

Nesta quarta-feira, 08 de dezembro, o Diretor de Gestão Corporativa, Roberto Escoto, e o Gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Governamentais da ApexBrasil, Tiago de Moraes Vicente, foram condecorados com a Ordem de Rio Branco no Grau de Comendador. A cerimônia de condecoração foi realizada no Palácio Itamaraty com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do Ministro de Estado das Relações Exteriores e Presidente do Conselho Deliberativo da ApexBrasil, Embaixador Carlos França, entre outras autoridades.

A Ordem de Rio Branco é a mais alta condecoração outorgada pelo Ministério da Relações Exteriores, instituída em 1963 para homenagear brasileiros e estrangeiros, autoridades civis e militares, que contribuíram para a defesa de interesses do Brasil no exterior. “É um reconhecimento da Casa de Rio Branco a entidades, cidadãos que contribuíram para o êxito da missão institucional que tem o MRE”, disse o Chanceler Carlos França, que completou: “Quando tomei posse em 06 de abril deste ano, e o Presidente da República me confiou a missão de chefiar o Itamaraty, eu anunciei no meu discurso de posse o desejo de criar pontes com a sociedade civil e sobretudo com o Congresso Nacional. Na construção destas pontes, o trabalho do senhor Tiago Vicente tem sido fundamental. Não apenas para poder articular os interesses da Casa de Rio Branco e da ApexBrasil junto ao Parlamento Brasileiro, mas também até no trabalho didático de transmitir aos parlamentares brasileiros a missão. Assim, dando mais transparência às nossas ações e dando mais claridade ao trabalho que o Itamaraty faz lá fora”. 

Para o Chanceler, a incorporação do Gerente Tiago Vicente na equipe da ApexBrasil permitiu “as condições para que possamos realizar esse trabalho com o Congresso, a Organização Mundial do Comercio e outros fóruns multilaterais e regionais, bem como na defesa de interesse de exportadores brasileiros, na abertura de mercados para produtos nacionais, advocando pelo fim de distorções comerciais como subsídios e apoiando crescimento econômico”.  “Isso é fruto da imensa experiência que ele tem, tanto no setor público quanto privado de um trabalho sempre republicano e intenso, feito com muita habilidade junto aos nossos parlamentares”, concluiu o Ministro de Estado das Relações Exteriores.

Reconhecimento

Para o Diretor Roberto Escoto, o sentimento é de felicidade e continuidade pelo trabalho que tem sido realizado pela ApexBrasil. “Estou honrado por ter sido agraciado com a Ordem do Rio Branco, maior distinção da Diplomacia Nacional. A integração e a harmonia entre ApexBrasil e MRE, prioridades estratégicas da Diretoria Executiva, são cada vez maiores. Temos realizado inúmeras ações bem-sucedidas em cooperação com o Itamaraty e com os SECOMs, em todos os continentes, o que destaca a relevância dessa parceria. Compartilho o reconhecimento do MRE ao meu trabalho na Agência com todos colaboradores, que tanto me apoiam nessa desafiadora jornada”, comentou.

Tiago de Moraes Vicente acredita que essa honraria é resultado de uma boa relação com o Itamaraty, bem como a concretização de uma estratégia institucional bem-sucedida com outros entes de Estado. “A importância da ApexBrasil estar próxima ao Congresso, além de vital para a existência da Agência, é um sinal de respeito e deferência ao trabalho dos nossos Legisladores, visando ao constante aprimoramento das leis que vão garantir e consolidar as melhores condições para que possamos exportar ainda mais e assegurar mais investimentos ao País”, celebrou o gerente.