Livro de Ana Martins Marques chegará à Espanha pela editora Kriller



Livro de Ana Martins Marques chegará à Espanha pela editora Kriller

Os leitores espanhóis já podem aguardar a chegada da poesia da brasileira Ana Martins Marques no país. A obra “O livro das semelhanças” será lançada no mercado pela editora Kriller graças ao auxílio do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior 2018-2020, da Fundação Biblioteca Nacional.

O título foi lançado no Brasil em 2015 pela Companhia das Letras, editora que faz parte do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Dividido em quatro partes, o volume de poesias percorre cartografias e analogias, que refletem sobre o cotidiano. Com a obra, a poetisa encantou a imprensa especializada e o mercado editorial brasileiro – sendo, em 2016, uma das quatro vencedoras do Prêmio Oceanos.

Em 2017, a autora alcançou terras estrangerias. A editora Scrambler Books apresentou a poesia de Ana ao mercado norte-americano por meio do título “This House: Selected poems by Ana Martins Marques”, traduzido por Elisa Wouk Almino.

Ana Martins Marques é graduada em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem doutorado em literatura comparada pela mesma universidade. Iniciou sua carreira no mercado literário em 2009, com a obra “A Vida Submarina” (Editora Scriptum), que a rendeu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte de Literatura, em 2007 e 2008. Além disso, a autora foi a vencedora do Prêmio Biblioteca Nacional em 2012 por sua obra “Da Arte das Armadilhas”.

Outros trabalhos emblemáticos na carreira de Ana são “Duas Janelas” (Luna Parque Edições, 2016), escrito com Marcos Siscar, e “Como se fosse a casa: uma correspondência” (Relicário, 2017), coautorado com Eduardo Jorge.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.