Livro “De Mim Já Nem Se Lembra”, de Luiz Ruffato, chega à Argentina
Luiz Ruffato começou a escrever livros em 2001 e desde então vem conquistando público pelo mundo todo. A obra “De mim já nem se lembra”, que já atraiu leitores portugueses, italianos, mexicanos e norte-americanos, em breve desembarca na Argentina.
No Brasil, a obra foi publicada pela Companhia das Letras, uma das empresas que fazem parte do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O livro conta a história de um rapaz que encontra uma caixa no quarto de sua falecida mãe com cartas escritas por seu irmão, vitimado por um acidente. As cinquenta cartas reconstituem um passado e registram também mudanças políticas, econômicas e culturais no período da ditadura militar brasileira.
Em entrevista ao Brazilian Publishers, Luiz Ruffato contou que seus livros sempre abordam sociologia, economia, psicologia e antropologia, mas essencialmente é um discurso literário e ele explica sua percepção sobre as expectativas dos leitores com seu trabalho:
“Eu acho que quando se trata de literatura, e não de entretenimento, o que os leitores procuram é menos o exótico e mais o que há de humano na história, ou seja, é muito menos o que nos distancia e muito mais o que nos aproxima. Por isso que há uma ideia equivocada, ao meu ver, de que escrever sobre coisas exóticas do Brasil é o que vai interessar o público estrangeiro”, discorre.
Luiz conta ainda que na sua opinião o que realmente importa são os elementos da obra que despertam um sentimento de reconhecimento nos leitores: “eu acho que o que eles buscam em meus livros é essa identificação.”
O escritor mineiro já foi contemplado com o prêmio Hermann Hesse, pelo conjunto de sua obra traduzida em alemão, e também é autor das obras “Eles Eram Muitos Cavalos” — ganhadora dos prêmios APCA e Machado de Assis; “Estive Em Lisboa E Lembrei De Você” — adaptada para o cinema com o mesmo título; “Inferno Provisório” — ganhadora dos prêmios APCA, Jabuti e Casa de las Américas (Cuba); “Flores Artificiais”; “A História Verdadeira do Sapo Luiz”; “Lo Que Nos Une” e “Verão Tardio”.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.