Mais de 200 empresas gaúchas são atendidas pelo Programa de Qualificação para Exportação da Apex-Brasil



Mais de 200 empresas gaúchas são atendidas pelo Programa de Qualificação para Exportação da Apex-Brasil

O núcleo do PEIEX de Passo Fundo abrangeu toda a região do Planalto Médio do estado e capacitou empresas de diversos setores, que expandiram seu potencial de exportação

A família de Cássio Foresti abriu uma empresa de cosméticos, em Marau, no interior do Rio Grande do Sul, há 16 anos, e passou a vender produtos para todas as regiões do País. Com o crescimento da empresa, também chegou o sonho de iniciar um processo de internacionalização, e foi através do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que esse caminho foi apresentado. Assim como Cássio, outros 200 empresários participaram do PEIEX núcleo Passo Fundo e receberam a capacitação para entrar no mercado internacional. Após a participação no PEIEX, o nível de prontidão das empresas para a exportação cresceu 107%.

O Programa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e está presente nas cinco regiões do Brasil. O núcleo Passo Fundo teve início em 2019, executado em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e concluído em agosto deste ano. Foram dois anos de trabalho oferecendo capacitação, apoio técnico, estratégias e informações de mercado para as empresas participantes.

Em Passo Fundo foi feita a análise das 200 empresas e foi observado um crescimento de 107% no conhecimento sobre exportação. “Estamos fazendo uma transferência de conhecimento e a longo prazo isso terá um impacto enorme na região, seja de produtividade, emprego, renda ou desenvolvimento. Dessa forma, o PEIEX consegue cumprir sua missão de transferir conhecimento sobre comércio exterior e apoiar a exportação das empresas de uma forma cada vez mais robusta”, afirma Leonardo.

“Começamos a plantar as primeiras sementes para a internacionalização e temos certeza de que logo mais faremos as primeiras exportações. Todo esse acompanhamento e as orientações dos coordenadores do PEIEX são de extrema importância, tivemos o auxílio necessário e agora nos sentimos seguros para dar esse novo passo de levar o nosso produto para fora do mercado brasileiro”, ressalta Foresti. “Só tenho a agradecer por nos darem essa oportunidade e facilitarem a nossa chegada no mercado internacional”, acrescenta o empresário.

Nesta edição, de forma inédita, três projetos pilotos do PEIEX foram implementados simultaneamente: PEIEX Agro, com atendimento especializado no setor de lácteos, o projeto-piloto do PEIEX Serviços, focado em empresas do setor de serviços e o Prontidão.

O projeto-piloto Prontidão, aplicado no núcleo de Passo Fundo, foi desenvolvido pela Apex-Brasil para mapear o resultado das empresas após a participação no PEIEX. Através desse mapeamento é possível fazer um tratamento de dados e analisar o potencial exportador de regiões, estados e setores. O analista da Apex-Brasil Leonardo Rodrigues afirma que Passo Fundo foi o instrumental para a construção desse projeto e que, a partir de agora, será estendido a todos os núcleos do país que iniciam no PEIEX. “Com essa plataforma conseguiremos também oferecer produtos cada vez mais customizados para as empresas atendidas. Nós coletamos dados por meio de formulários e fazemos o acompanhamento da empresa. Depois, a Apex-Brasil faz o tratamento e análise e obtém uma avaliação ampla. É um grande passo”, explica.

Expansão
Com o sucesso do núcleo Passo Fundo, os três projetos serão implementados em todo o país. O analista de Qualificação da Apex-Brasil, Laudemir Muller, explica que o PEIEX está passando por uma reformulação para alcançar ainda mais empresas. “A partir desta experiência bem-sucedida de aplicar três projetos pilotos em um único núcleo, vamos expandir para outros núcleos em todo o País. É uma forma de gerar conhecimento, ampliar o espectro de atendimento e proporcionar ainda mais oportunidades para as empresas, sempre com nosso foco no cliente”, comenta.

“Foi um marco na história do curso de comércio exterior. A Apex-Brasil trouxe uma novidade, conseguimos ver o outro lado da exportação. Foi um processo muito edificante e que com certeza trará frutos por muito tempo”, afirma o professor da UPF e coordenador do Núcleo Passo Fundo, Fábio Barão.

Impacto regional
Além da região de Passo Fundo, outras regiões foram impactadas de forma positiva, como Marau e Tapejara. Empresas de diversos setores foram atendidas, o que demonstra o potencial empreendedor da região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. O segmento predominante foi o de máquinas e equipamentos agrícolas (23%). Contudo, 35% das empresas atendidas são de matrizes produtivas variadas, como erva-mate, pedras preciosas, serviços de tecnologia, entre outros.

“Tivemos um grande número de empresas atendidas em outras regiões e de diferentes setores, que passaram a olhar para o mercado externo. A recepção foi muito boa. Na região de Não-Me-Toque, por exemplo, onde acontece a ExpoDireto, as empresas têm um grande potencial e um interesse enorme pela exportação e lá o PEIEX foi muito recebido e empresas começaram a exportar nesse período”, pontua a monitora do PEIEX Passo Fundo, Mônica Da Pieve.

O PEIEX é implementado em todo o País por meio de parcerias que a Apex-Brasil firma com instituições como universidades, parques tecnológicos, fundação de amparo à pesquisa, federações de indústria, entre outras.

Sobre o PEIEX
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15 mil empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País.

Mais informações:
Apex-Brasil – Assessoria de Imprensa
inpacto.apexbrasil@inpacto.co
Jéssica Braz: (51) 98262-0964
Vera Stumm: (61) 99631-1979