Marcas brasileiras do Fashion Label Brasil participam de edição digital da Splash Paris
Entre os dias 07 de junho a 02 de julho, um grupo de 08 empresas brasileiras marcou presença na SPLASH PARIS, importante feira do setor de moda. Em circunstância da Covid-19, os eventos internacionais passaram a ser realizados por meio digital. Seguindo os passos de outras feiras do setor, a Splash Paris lançou a edição virtual em parceria com a JOOR, plataforma digital americana que permite a interação entre marcas e grandes butiques varejistas.
A ação contou com apoio do Fashion Label Brasil, programas de internacionalização da Abest (Associação Brasileira de Estilistas), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Dentre as participantes estiveram as marcas do Fashion Label Brasil (Blue Man, Catarina Mina, Triya, Empress, Haight, La Sirène, Lenny Niemeyer e Sinésia Karol). O grupo realizou negócios no valor total de USD 17.000,00 entre as vendas concretizadas durante o evento. As expectativas para os próximos 12 meses é de USD 111.000,00.
De acordo com Catherine Maaskant, da marca Empress Brasil, a feira digital Splash tem potencial para crescimento, contanto que haja mais divulgação por parte da feira. Por ser a primeira experiência digital em meio a uma pandemia, a Splash percebeu algumas dificuldades com o seu marketing e com a cartela de compradores, além de que as marcas participantes não estavam familiarizadas com as dinâmicas de uma plataforma digital como a JOOR. Ainda assim, as empresas conseguiram obter lucros e têm boas expectativas de negócios futuros.
O Fashion Label Brasil leva as marcas brasileiras à feira Splash desde 2016, ano da estreia da feira no mercado europeu. O evento acontece em Paris uma vez por ano, sempre no mês de junho, mas esse ano todo o calendário de moda cedeu à versão digital, que conta com a plataforma JOOR, presente em mais de 144 países, incluindo lojas varejistas como Anthropologie, Bergdorf Goodman, Galeries Lafayette, Neiman Marcus, Net-A-Porter, Saks Fifth Avenue e Selfridges”, explica Alberto Hiar, presidente da ABEST
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre o Fashion Label Brasil
O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, cuja proposta é posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas — Projeto Comprador e Imagem, Feiras e Desfiles Internacionais, Projeto Showroom, além de ações especiais —, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.