Marie Mercié disponibiliza máscaras para ajudar durante pandemia
A marca brasileira de moda feminina Marie Marcié foi uma das muitas fabricantes que decidiu dedicar parte de sua linha de produção à fabricação de máscaras. De acordo com a fundadora Mércia Moura, a grife estava finalizando a confecção da coleção de inverno quando a pandemia começou e novas medidas tiveram que ser adotadas.
A empresa, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está com 50% da equipe de férias, e o resto se reveza em turnos, finalizando a coleção e produzindo máscaras.
Mércia conta que a confecção de máscaras, inicialmente, era apenas para funcionários e seus familiares, mas foi crescendo conforme a demanda aumentou. “Assim conseguimos atender a escassez desse material de proteção”, explica.
Com isso, a marca passou a produzir semanalmente 10 mil máscaras, que são distribuídas para comércios, supermercados, empreendimentos e fábricas que ficam na região da sede da Marie Mercié, no interior do estado de Pernambuco, e também não podem parar completamente o funcionamento. As peças vêm acompanhadas de uma etiqueta com indicações de uso, de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde.
Pensando no futuro
Mércia conta que a coleção de inverno, prestes a ser lançada, começou a ser produzida em novembro. Com a equipe reduzida, a empresa optou por concluir as peças, que são vendidas em todos os estados.
A nova coleção aposta em formas e silhuetas, especialmente nas mangas, que ganharam destaque e diversas formas, desde bufantes, inspirada na moda dos anos 1980, até versões mais delicadas com laços e aplicações.
Mesmo com as dificuldades apresentadas pela pandemia, a Marie Mercié continua confiante e otimista, pensando no futuro. De acordo com Mércia, o verão 2021 é o foco da equipe, que já desenvolve ideias para a coleção.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).