Matilda aposta em acessórios únicos para ganhar o mercado internacional



Matilda aposta em acessórios únicos para ganhar o mercado internacional

Acessórios fazem toda a diferença no look e a Matilda sabe disso. A marca, que nasceu em 2019, é a nova integrante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O que começou com acessórios de carnaval, se transformou em uma produção maior e hoje, a marca produz tiaras e outros adereços de cabeça para todas as ocasiões, da praia até casamentos. A produção é feita internamente por costureiras e artesãs capacitadas pela própria empresa. “Nosso objetivo é remunerar essas mulheres de forma justa, para que conquistem sua independência financeira” comenta uma das fundadoras da marca, Daniela Kapps.

Atualmente, a Matilda produz cerca de 400 peças ao mês, entre a linha casual e sob demanda.Dentro da linha casual, existe um pequeno estoque para vendas no site e pronta entrega.

“As coleções da Matilda não são sazonais, ou seja, além da linha de produtos permanente, a marca lança frequentemente, quinzenal ou mensalmente, novidades em seu catálogo de produtos”, acrescenta Daniela.

No Brasil, a marca atua por meio do site e de marketplaces como 2collab e Westwing. A atuação internacional da empresa ainda é discreta, com vendas esporádicas para consumidores finais nos Estados Unidos, Canadá e França. Porém, com o apoio do Programa, Daniela comenta que a Matilda quer ir além.

“Buscamos fazer novas conexões com lojistas no exterior e ampliar as vendas no atacado. A Matilda é referência em acessórios de cabelo no Brasil, e o objetivo é que seja reconhecida da mesma forma no exterior”, conclui a executiva.

Sobre o Texbrasil O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).