Micam Milano deve gerar US$ 675 mil para calçadistas brasileiros
Menor do que em anos anteriores em função das restrições em função da pandemia do novo coronavírus, a 90ª edição da Micam Milano, que aconteceu em Milão/Itália entre os dias 20 e 23 de setembro, deve gerar US$ 675 mil para as nove marcas brasileiras que participaram da mostra por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que, in loco, foram gerados US$ 154 mil, que devem ser somados a outros US$ 521 mil em negócios que foram alinhavados no evento. “Menor do que em anos anteriores, pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a mostra acabou sendo satisfatória”, explica Paola, ressaltando que na feira de setembro do ano passado foram 76 marcas. Segundo ela, neste ano, somente empresas com representantes locais puderam marcar presença no evento
em função das restrições para a entrada de brasileiros na Itália. Conforme a promotora, a 90ª Micam Milano teve 500 expositores e recebeu cinco mil compradores, quase todos eles da Europa. “O impacto foi grande, já que a feira costuma ter mais de 1,5 mil expositores e 45 mil visitantes”, avalia a analista.
Participaram da Micam Milano as marcas brasileiras Madeira Brasil, Verofatto, Cecconello, Carrano, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy e Cartago.
Digital
Em função das restrições às visitações no evento físico, neste ano a Micam está realizando feiras digitais em parceria com a NuOrder. Na Micam Milano digital, por exemplo, 14 marcas brasileiras – Killana, Democrata, Usaflex, Ferracini, Luz da Lua, Adrun, Andacco, Andine, Jorge Bischoff, Cocco Miami, Ghetz, Tabita, Cristófoli e Guilhermina – estão participando desde o dia 15 de setembro. A mostra se estende até o dia 15 de novembro.
Já no braço norte-americano da Micam, a Micam Americas digital acontece desde o dia 1º e se estende até o dia 1º de novembro com 11 marcas – Paula Torres, Carrano, Opananken, Petite Jolie, Savelli, Guilhermina, Cocco Miami, Pegada, StepsGreen, Ortopé e Plugt.
Ambas as mostras acontecem no site https://partnerships.nuorder.com/digitaltradeshows.
Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras
em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.