Micam Milano terá recorde de marcas brasileiras



Micam Milano terá recorde  de marcas brasileiras

Considerada uma das maiores e mais importantes feira de calçados do mundo, a Micam Milano, que ocorre entre os dias 15 e 18 de setembro, em Milão/Itália, terá a participação de 76 marcas verde-amarelas, um recorde da mostra. O apoio para a participação é do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que a expectativa é positiva, especialmente pelo atual momento das exportações brasileiras, com o dólar valorizado, o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia e a guerra comercial instalada entre Estados Unidos e China, que tem aumentado a procura por calçados brasileiros por parte dos importadores norte-americanos. “O número recorde de marcas expositoras, fora a lista de espera que temos, é um indicativo de que a expectativa é bastante positiva”, avalia Paola, acrescentando que o fato de a feira lançar coleções de primavera-verão, especialidade brasileira, é outro atrativo.

Mostra
Completando 50 anos de feira, a Micam Milano ocorre duas vezes ao ano e conta com uma média de 1,5 mil expositores de mais de 30 países por edição, especialmente da Europa. A visitação é igualmente ampla e altamente especializada, com profissionais de alto poder decisório, o que faz com que a mostra registre grandes volumes de vendas. Conforme relatório da Abicalçados, no ano passado a participação nacional de 71 marcas gerou mais de US$ 37 milhões, somando negócios realizados in loco e alinhavados no evento.

Exportações
Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre janeiro e agosto foram embarcados 76,66 milhões de pares, que geraram US$ 644 milhões, altas de 8,2% em volume e de 2,5% em receita no comparativo com igual ínterim do ano passado.

Participam da Micam as marcas Cocco Miami, Dumond, Capodarte, Guilhermina, GVD International, Jorge Bischoff,  Loucos & Santos, Luz da Lua, Cravo & Canela, West Coast, Democrata, Ferricelli, Ferracini 24h, Opananken Antitensor, Pegada, Sapatoterapia, Savelli, Bibi, Contramão, Kidy, Klin, World Colors, Ortopé, Ala, Zatz, Andacco, Awana, Camminare, Capelli Rossi, Indiana Colors of Brazil, Carrano, Cecconello, Cristófoli, Divalesi, Di Valentini, Invoice, Itapuã, New Face Original, Killana, Madeira Brasil, Verofatto, Mariotta, Coratta, Piccadilly, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Suzana Santos, Renata Mello, Azillê, Art’s Brasil, Stéphanie Classic, Tabita, Usaflex, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Actvitta, Werner, Wirth, Anatomic & Co, Moema, Kildare, Sollu, Adrun, Boaonda, Cherry, Petite Jolie, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy e Cartago.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br