Missão Comercial entre Brasil e países da África fomenta exportações brasileiras na área da saúde



Missão Comercial entre Brasil e países da África fomenta exportações brasileiras na área da saúde

Evento on-line promovido pela ABIMO e Apex-Brasil acontece entre os dias 26 de janeiro e 05 de fevereiro entre empresas nacionais e compradores da Argélia, Marrocos, África do Sul, Egito e Quênia

São Paulo, janeiro de 2021 – Entre os dias 26 de janeiro e 05 de fevereiro, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promovem a Missão Comercial com países africanos. O evento, uma rodada de negócios que acontece entre compradores internacionais e empresas brasileiras, tem o objetivo de fomentar as exportações dos setores apoiados pela ABIMO.

Inicialmente, a Missão Comercial seria realizada de forma presencial, no formato road show, para a Argélia e o Marrocos, mercados-alvo do Brazilian Health Devices (BHD).  No entanto, por conta da pandemia, o evento acontecerá on-line e com um diferencial: a inclusão de mais países africanos, que também são alvo do projeto, como África do Sul, Egito e Quênia. No total, serão 31 empresas brasileiras e 40 compradores dos cinco países.

As reuniões, que duram, em média, 30 minutos cada uma, têm como objetivo o desenvolvimento de novos contatos com potenciais compradores, o fortalecimento da imagem do Brasil em relação a produtos com um bom custo-benefício, a geração de negócios lucrativos em médio prazo e a promoção das exportações para os países participantes do projeto.

“O evento on-line nos permitiu aumentar a abrangência de países africanos, o que amplia para esse continente o conhecimento sobre os produtos fabricados no Brasil e, sobretudo, mostra a capacidade e qualidade industrial brasileira nos segmentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios. Se na forma presencial as rodadas de negócios apresentavam saldo positivo, não temos dúvida de que isso será mantido, só que agora virtual”, ressalta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

A Missão Comercial faz parte do Brazilian Health Devices, projeto setorial executado pela ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que visa promover as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Em 2020, as 134 empresas que compõem o BHD exportaram mais de 110 produtos para 138 países.

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

Fundada em 1962, a ABIMO conta com mais de 350 associados e nasceu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nestes anos de trabalho a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva, através de conselhos e grupos de trabalho, que respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do segmento.

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.