Missão de internacionalização Portugal 2019



Missão de internacionalização Portugal 2019

De 11 a 15 de novembro o projeto Franchising Brasil – parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de  Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil), – realizou a primeira missão de internacionalização para Portugal, com 21 franquias brasileiras que buscam internacionalizar suas marcas para o mercado-alvo da ação e para toda a Europa. A missão teve o apoio da Associação Portuguesa de Franchising, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Associação Empresarial de Portugal e da Embaixada do Brasil em Lisboa.

A delegação foi composta por pelo menos 30 empresários dos setores de food service, serviços, sáude e beleza, e advocacia. As seguintes empresas compuseram a delegação: Alexandre David Advogados; Billy The Grill; Casa da Empada; Coife Odonto; Divina Terra; Encontre sua Franquia (Acquazero); Faculdade Inspirar; Flamy Doces e Delícias; Global Franchise; Magrass; Mania de Churrasco; Mercadão dos Óculos; Mormaii Fitness; MrFit; School of Rock – Brasil; Sobrancelhas Design; Sofá Café; Spé, o Spa do Pé; Terra do Fogo; Turquesa Esmalteria e Beleza; e Zelo Serviços.

A agenda da missão contou com uma intensa programação, que proporcionou momentos de networking e muita informação aos participantes. No primeiro dia, painéis temáticos discutiram a situação econômica atual do mercado português, a legislação nacional voltada para franquias, opções de financiamento, estratégias de marketing e comunicação, funcionamento do mercado imobiliário e orientações de franqueados de marcas internacionais e nacionais. A delegação e demais convidados ainda contaram com a presença do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias; Clóvis Martinez, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira; e Pablo Duarte, Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Lisboa.

O segundo dia seguiu com visitas técnicas a importantes empresas em Portugal, como a Rangel Logística – maior operador logístico em Portugal, e ao grupo administrador de shoppings Sierra Sonae. Paralelamente a essas visitas oficiais, alguns empresários tiveram a oportunidade de realizar reuniões particulares com empresas e potenciais parceiros de seus segmentos específicos, de modo a complementar a programação da missão e sua visita ao país.

No terceiro dia a missão promoveu o encontro empresarial Brasil Portugal em Lisboa. Na ocasião, a delegação brasileira participou de mesas redondas temáticas com empresários portugueses. Já no quarto dia, a missão seguiu para Braga, onde os empresários foram recebidos pela Câmara Municipal de Braga e pela Invest Braga, agência de dinamização de investimentos da cidade. No mesmo dia a delegação esteve em Porto, onde realizou visitas técnicas a franquias brasileiras em operação em Portugal, como o Boticário, Quem Disse Berenice? e a Chilli Beans, reconhecidos como cases de sucesso do franchising brasileiro.

A missão se encerrou no dia 15/11 com mais conteúdo sobre investimento e desenvolvimento de negócios em Portugal e um encontro empresarial Brasil Portugal, desta vez realizado em Porto e com o apoio da Associação Empresarial de Portugal. No evento, os empresários brasileiros tiveram a oportunidade de participarem de rodadas de negócios B2B com pelo menos 30 empresários portugueses.

SOBRE O PROJETO

ABF – Associação Brasileira de Franchising encontrou na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) uma parceira estratégica e essencial para a internacionalização das marcas brasileiras no exterior.

Ao longo de mais de dez anos de parceria, por meio do Projeto Franchising Brasil (www.franchisingbrasil.com), com o apoio da Apex-Brasil foram realizadas dezenas de missões internacionais, por meio das quais foi possível expor produtos e serviços de diversas redes de franquias e de fornecedores nacionais, nos principais eventos desse mercado.