Missão Empresarial à China e ao Oriente Médio abre oportunidade de negócios para o Brasil nas duas regiões



Missão Empresarial à China e ao Oriente Médio abre oportunidade de negócios para o Brasil nas duas regiões

Apex-Brasil e MRE organizaram agenda empresarial por ocasião da visita do Presidente da República, Jair Bolsonaro, à China, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita

A Missão Empresarial organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), termina nesta quarta-feira (30/10), depois de passar pela China, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita, acompanhando a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, aos países.

A Missão foi composta por representantes de mais de cem empresas brasileiras e, também, de associações setoriais. A maior parte das companhias vieram do setor de alimentos e bebidas, mas também se destacaram os segmentos de defesa, energia, mineração, produtos químicos, calçados e couro, veículos, papel e celulose e serviços como TI, engenharia, serviços financeiros e jurídicos. Entre as participantes, grandes companhias brasileiras como WEG, Embraer, Vale, Marcopolo, Helibras, Ortomaq, BRF, Minerva, Seara, Marfrig e Tramontina.

A agenda da Missão incluiu visitas técnicas, seminários e eventos de networking entre empresários brasileiros e estrangeiros. “Acredito que tivemos sucesso em conectar as nossas empresas com possíveis parceiros nesses mercados, seja para exportação, seja para internacionalização ou outros projetos”, comenta o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia.

“Vemos que há muitas oportunidades para o Brasil nesses mercados. Na China, nosso objetivo principal é diversificar as exportações: temos, por exemplo, um enorme potencial para fornecimento de alimentos e bebidas industrializados para o país. Já no Oriente Médio, tanto Emirados Árabes Unidos quanto Arábia Saudita funcionam como porta de entrada e hub para a região e podem ser melhor explorados. Percebi um grande desejo desses países em reforçar sua atuação em tecnologia, por meio de investimentos em inovação, empreendedorismo e startups e isso casa perfeitamente com iniciativas que estamos desenvolvendo na Apex-Brasil”, complementa.

Além da abertura de oportunidades de exportação e internacionalização, a Missão teve como objetivo a atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil. Neste sentido, o destaque foi o setor de infraestrutura. A Apex-Brasil é parceira da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) em uma iniciativa que visa promover as oportunidades dos projetos da carteira do PPI aos investidores estrangeiros.

“A visita presidencial, ao promover essa aproximação entre os governos, abre as portas para futuros investimentos no Brasil por parte de empresas estatais, no caso da China, e grandes fundos soberanos, no caso dos países do Oriente Médio. Ao mesmo tempo, temos uma carteira de projetos da PPI que é bem atraente para os investidores”, afirma Segovia. “Para a Apex-Brasil, este é um cenário interessante e que gerará bastante demanda, já que nós somos o ponto focal no Brasil para o atendimento a investidores estrangeiros”, conclui.

Memorandos de Entendimento

Durante a Missão Empresarial, a Apex-Brasil assinou dois Memorandos de Entendimento com organizações locais. A primeira assinatura foi feita em Abu Dhabi, no dia 27/10, entre a Apex-Brasil e o Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi. O documento foi assinado pelo presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e pelo ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, Ahmed Ali Al Sayegh.

O objetivo do Memorando é estreitar o relacionamento entre as partes, para benefício dos dois países, por meio do apoio ao incremento das trocas comerciais bilaterais.
O MOU prevê que as duas organizações trocarão informações sobre o ambiente de investimento e negócios nos dois países e sobre as oportunidades para promoção das exportações e investimentos, além das melhores práticas em promoção comercial e atração de IED (Investimento Estrangeiro Direto). O acordo também prevê o apoio e suporte às empresas brasileiras e emiráticas para que elas expandam suas operações nos dois países.

No dia 30/10, a Apex-Brasil assinou Memorando de Entendimentos com a sua contraparte da Arábia Saudita para o tema de investimentos, a Saudi Arabian General Investment Authority (SAGIA). O documento foi assinado por Segovia e pelo Vice-Presidente de Relações com Investidores da SAGIA, Ibrahim Saleh Al-Suwail. O objetivo do Memorando é explorar oportunidades de cooperação, de forma a estimular investimentos diretos da Arábia Saudita no Brasil e do Brasil na Arábia Saudita, no âmbito do Acordo Geral de Cooperação Bilateral assinado pelos dois países em maio de 2009.

O Memorando prevê a troca de informações entre as duas organizações sobre oportunidades de investimento, legislação e regulações relacionadas ao tema nos dois países. Além disso, estabelece o compromisso das entidades em tornar tais informações acessíveis às suas respectivas comunidades empresariais. Apex-Brasil e SAGIA devem, portanto, cooperar no atendimento aos investidores já existentes e aos potenciais investidores.

O documento determina ainda que, sempre que possível, as duas organizações devem encorajar e apoiar a realização de missões de investidores e eventos de promoção que podem incluir ações de matchmaking, networking e seminários, nos dois países.

Mais informações para imprensa:

Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil

55 61 2027 0775/55 61 98141 2255 (Clarissa Furtado)

imprensa@apexbrasil.com.br

www.apexbrasil.com.br