Nova Diretoria Executiva da Apex-Brasil toma posse
Na quarta-feira (12/5), tomaram posse o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Augusto Souto Pestana, e o novo Diretor de Gestão Corporativa, Roberto Escoto. Durante o evento, o novo presidente agradeceu a Diretoria anterior e apresentou as diretrizes de sua gestão.
Participaram do evento o Presidente do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA) e Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, o Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, membros do CDA, e colaboradores da Agência.
Em seu discurso de posse, Augusto agradeceu a Diretoria Executiva anterior pelo trabalho prestado. “Foi uma honra navegar esses mares internacionais do comércio e dos investimentos ao lado de todos. Fizemos muito pelo futuro dessa instituição e contribuímos para levar o Brasil a portos e a portais no mundo inteiro”, disse.
Pestana também delineou as diretrizes de sua gestão. “Os tempos não são nada triviais e exigem uma precisão de diagnóstico de uma realidade cada vez mais volátil e uma clareza na identificação das prioridades”, disse. “Nesta nova etapa da Apex-Brasil, marcada pelo signo da continuidade, compartilho ideias-chave que espero possam ser úteis e em sintonia com o papel estratégico da Agência”, revelou.
Inovação, inteligência de negócios, investimento estrangeiro de qualidade, promoção da imagem do Brasil no exterior, maior integração com a rede do Itamaraty. “São essas as cinco diretrizes que apresento como plano de trabalho para este momento desafiador, mas repleto de oportunidades”, disse Pestana. “Eu sei que o corpo técnico estará à altura dessa nobre e ambiciosa tarefa: de ampliar o nosso impacto em termos de geração de renda, de empregos e de atração de tecnologias para o bem do povo brasileiro”, garantiu.
O Ministro das Relações Exteriores, o Embaixador Carlos Alberto Franco França, finalizou o evento reconhecendo o compromisso, a competência e o sentido de dever do corpo técnico da Agência. “A Apex-Brasil é um instrumento essencial na transformação da economia brasileira”, reconheceu. “Estou confiante que o novo presidente da Apex-Brasil detém o conhecimento, a experiência e a capacidade para vencer esses desafios”, disse. “Estou certo também que o General Escoto atuará com brilho em uma missão centrada na busca de ganho de eficiência para o empresariado nacional e de todos os atores envolvidos”, finalizou.