Núcleo PEIEX BARREIRAS encerra ciclo com 100 empresas qualificadas para exportação
O Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX ) em Barreiras, oeste do Estado da Bahia, encerra neste mês uma parceria bem-sucedida de dois anos entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), iniciada em 2019.
O resultado da união de esforços entre Apex-Brasil e IAESB foram 100 empresas qualificadas para exportação em 24 meses de atividades, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2021. Estas 100 empresas qualificadas pelo PEIEX-Barreiras pertencem a diversos setores, sendo que o grande destaque foi para o Agronegócio, com 40% de empresas, sendo 20% do segmento de Algodão, 12% de Frutas e 8% dos demais.
“Foi a primeira experiência do PEIEX de atendimento diretamente ao Produtor Rural com metodologia específica e adaptada. Sabemos que o agronegócio tem vocação para exportações, por isso aceitamos o desafio que nos foi colocado pela CNA e pelo Sindicato Local de aprimorar o PEIEX e adaptá-lo a este perfil de cliente. Aprendemos muito, estamos cada vez mais focados nas necessidades dos diferentes perfis que atendemos e agora já estamos ampliando essa experiência para outras regiões com o atendimento especializado do PEIEX AGRO”, destaca a coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, Rita Albuquerque.
Das 100 qualificações realizadas pelo Núcleo Barreiras, 32 foram de Produtores Rurais (Pessoa Física). Entre eles, aproximadamente 10 iniciaram tratativas para apresentação dos seus produtos para mercados internacionais por meio do Connect Americas. Outras participaram de ações de promoção como feiras, showroom e missões internacionais. Os principais destinos selecionados pelas empresas participantes para iniciar o processo de exportação foram China (25%), Estados Unidos (21%), Europa (13%), Oriente Médio (11%) e Argentina (9%).
Para chegar a este resultado foram prospectadas 189 empresas e produtores rurais pela Equipe Técnica do Núcleo, que contou com apoio dos parceiros locais na indicação e divulgação, como foi o caso do Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras; Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Prefeitura Municipal de Barreiras e Prefeitura Municipal de São Desidério, Sebrae Barreiras (BA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM).
“Estamos convictos de que o Núcleo PEIEX de Barreiras não teria logrado tanto êxito em sua prospecção de empresas, se não fosse também a colaboração dos nossos parceiros nos auxiliando na divulgação do propósito do programa, além do excelente trabalho realizado pela equipe de extensionistas. Ainda no primeiro mês de atividades, fomos recebidos pela gerência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, localizada em Barreiras/BA, que possibilitou o contato com mais de 100 de empresas para análise do perfil. Não posso deixar de destacar também a parceria com o Sindicatos de Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), que abriu as porteiras para contato com uma média de 40 produtores, com a Secretaria de Indústria e Comércio de Barreiras e as Secretarias de Administração e Agricultura de São Desidério, que nos possibilitou apresentar o PEIEX à empresários da Indústria e associações e cooperativas da região”, destaca a coordenadora do Núcleo Barreiras/BA, Joana Ramos.
Além do atendimento ao produtor rural, também foi implementado em parceria com a ABRAFRUTAS o PEIEX AGRO Frutas Frescas, com informações de análise e acesso a mercado
específicas para este setor. Esse trabalho foi realizado em coordenação com o Núcleo PEIEX de Petrolina, o que permitiu uma aproximação entre os dois núcleos com uma visita técnica realizada pela equipe do PEIEX Barreiras ao PEIEX Petrolina.
“Estamos planejando, para o segundo semestre de 2021, o lançamento do edital para selecionar instituição parceira para continuar a qualificação de empresas na região. O foco é atuarmos com Núcleo e atendimento presencial em regiões com maior potencial empresarial e com atendimento online para empresas localizadas em áreas de menor densidade industrial”, destaca Rita Albuquerque.
SOBRE O PEIEX
PEIEX e UNIFASB – Em novembro de 2018 o UNIFASB assinou o Convênio de Cooperação Técnica e Financeira nº 46-13/2018, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para a implantação do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Oeste da Bahia. De lá para cá, a equipe de trabalho tem cadastrado empresas e organizado os produtos para torná-los compatíveis às exigências impostas pelo mercado internacional, com foco de importar cada vez mais.
SERVIÇO
Evento de Encerramento do PEIEX Barreiras/BA
DATA: 15 de junho de 2021
HORA: 19h – 20h INSCRIÇÕES: https://click.apexbrasil.us/MEbJf