Núcleo PEIEX Rio de Janeiro encerra ciclo com 200 empresas qualificadas para exportação



Núcleo PEIEX Rio de Janeiro encerra ciclo com 200 empresas qualificadas para exportação

Em março, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Rio de Janeiro encerra uma parceria bem-sucedida de dois anos entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), iniciada em 2019. A cerimônia de encerramento será realizada online no dia 18 de março, das 10h30 às 12h.

O resultado da união de esforços entre Apex-Brasil e PUC-RJ foram 200 empresas qualificadas para exportação em 24 meses de atividades. O período dos atendimentos às empresas foi de janeiro de 2019 a fevereiro de 2021. Das 200 empresas que se qualificaram no PEIEX-RJ desde 2019, aproximadamente 39% pertencem ao setor de moda, 15% de alimentos e bebidas, 10% de joias, 7% de cosméticos e higiene pessoal, 4% de Tecnologia da Informação e o grupo restante tem distribuição multisetorial.

Dessas empresas, aproximadamente 20 iniciaram o processo de exportação durante sua participação no Programa e 30 iniciaram tratativas comerciais com compradores internacionais ou participaram de ações de promoção como feiras, showroom e missões internacionais. O principal destino internacional foi Portugal seguido de França, EUA, Espanha, Alemanha, Peru, Inglaterra, Uruguai, Holanda, Chile, Colômbia e Israel.

Composto por uma equipe de especialistas em negócios internacionais das áreas administração de empresas e negócios internacionais, com carreiras acadêmicas de doutorado e pós-doutorado, o PEIEX do Rio de Janeiro também investiu seu conhecimento e experiência no piloto do PEIEX Serviço, um novo produto em formatação pela Apex-Brasil, bem como foi a região cujas empresas tiveram participação mais expressiva na 1ª Missão do Programa Aceleração, também uma experiência inovadora da Agência.  

Todo o trabalho realizado foi acompanhado pelo Escritório da Apex-Brasil do Sudeste e por instituições de apoio local que integraram o Comitê Consultivo do PEIEX: Banco do Brasil, BNDES, CORREIOS, AGERIO, GOVERNO DO ESTADO, INMETRO, FIRJAN, ACRJ, FCCE e AEB.

“Estamos planejando, para o segundo semestre de 2021, o lançamento do edital para selecionar instituição parceira para continuar a qualificação de empresas na região. O foco é atuarmos com Núcleo e atendimento presencial em regiões com maior potencial empresarial e com atendimento online para empresas localizadas em áreas de menor densidade industrial. Dessa maneira, a Apex-Brasil qualificará empresas no estado do Rio de Janeiro, independentemente de sua localização geográfica”, adianta a Coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, Rita de Cássia Albuquerque.

SOBRE O PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

SERVIÇO
Evento de Encerramento do PEIEX Rio de Janeiro
DATA: 18 de março
HORA: 10h30 – 12h
INSCRIÇÕES: https://inscricaoeventos.orgbdeab873.apexbrasil.com.br/evento/evento-de-encerramento-peiex-rj/bdfc0c8b-d78f-4c87-aaea-c22131fb6889