Obra da brasileira Carolina de Jesus será publicada na íntegra pela Companhia das Letras



Obra da brasileira Carolina de Jesus será publicada na íntegra pela Companhia das Letras

Escritora é conhecida por “Quarto de despejo: Diário de uma favelada (1960)”, livro contendo relatos sobre o cotidiano da fome e da pobreza que foram encontrados no lixo

A obra completa da brasileira Carolina de Jesus, uma das principais escritoras pretas da literatura brasileira, ganhou uma nova casa: a Companhia das Letras. A editora anunciou na última sexta-feira (17) que vai publicar diversos títulos da autora, inclusive inéditos, nos próximos meses. O primeiro é “Casa de Alvenaria”, livro publicado originalmente em 1961.

A casa literária é participante do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nascida no interior do estado de Minas Gerais, sudeste brasileiro, Carolina viveu a maior parte da vida em São Paulo, em uma comunidade carente no distrito de Parelheiros. Durante a maior parte de sua vida, a escritora trabalhou como catadora de lixo para sustentar os três filhos, mas nunca abandonou a paixão pela escrita. Em cadernos, a autora criou diversas histórias e relatou seu cotidiano de fome e pobreza. Na década de 1950, mais de 20 destes diários foram encontrados no lixo. Quem se interessou pelo trabalho da escritora foi o jornalista Audálio Dantas. Em 1960, com ajuda de Audálio, Carolina de Jesus publicou sua obra mais conhecida: “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.

Hoje, alguns de seus títulos não estão mais em circulação, e outros nem foram publicados. Pensando nisso, a Companhia das Letras dará início aos lançamentos com a série Cadernos de Carolina, que, além dos livros, ainda contém informações sobre a experiência da autora em São Paulo e sua luta por reconhecimento como escritora.

Ao anunciar a novidade, a editora declarou em comunicado: “Esta iniciativa é um desejo de restituir a voz autêntica dessa grande escritora, trazendo ao público seu projeto literário por completo. É ainda um esforço de reparar a rejeição e estigmatização que Carolina por décadas sofreu dos círculos literários, fruto de um racismo estrutural que lhe negava a presença nesses espaços.”

Em família

A obra será supervisionada por Vera Eunice de Jesus, uma das filhas de Carolina. Além de Vera, o time montado para cuidar do livro tem a escritora Conceição Evaristo e as pesquisadoras Amanda Crispim, Fernanda Felisberto, Fernanda Miranda e Raffaella Fernandez.

Ainda não há data de lançamento para a nova edição de  “Casa de Alvenaria”.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.