Obra de Martha Batalha desembarcará no Líbano
A obra “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, da escritora brasileira Martha Batalha, chegará nas prateleiras de livrarias do Líbano pela editora Dar Al-Adab. Lançado no Brasil em 2016, o livro já foi exportado para mais de onze países e acaba de entrar para a lista de selecionados pelo Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior 2018-2020, da Fundação Biblioteca Nacional.
A obra foi publicada no mercado nacional pela Companhia das Letras, editora que faz parte do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A história retrata duas irmãs cariocas na década de 1950, Guida, que deixa a casa dos pais sem dar notícias, e Eurídice, que se torna uma dona de casa exemplar. A autora nasceu em Recife, mas cresceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, e por isso retrata com propriedade as relações sociais e de afeto abordadas no livro, trazendo uma crítica à cultura patriarcal.
Martha Batalha atuou com repórter e fundou a editora Desiderata. Em 2008 mudou-se para Nova York para fazer seu mestrado em Publishing e atuar no mercado editorial. Seu primeiro livro foi “A vida invisível de Eurídice Gusmão” e com ele chegou a ser finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Oceanos.
Neste ano, o título foi adaptado para as telonas. O filme de nome homônimo à obra foi dirigido pelo cearense Karim Aïnouz e venceu o troféu da mostra paralela Un Certain Regard (Um Certo Olhar), a segunda mais importante do Festival de Cannes.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.