Odontologia brasileira fortalece relações comerciais internacionais na AEEDC



Odontologia brasileira fortalece relações comerciais internacionais na AEEDC

Quinze empresas do Brasil estarão na feira que recebe representantes de mais de 150 países; evento acontece entre 1º e 3 de fevereiro

A indústria brasileira voltada ao setor odontológico estará em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º e 3 de fevereiro para participar da AEEDC, maior feira do segmento na região do Oriente Médio, África e Ásia. Compondo o pavilhão do Brazilian Health Devices (BHD), projeto de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 15 empresas apresentarão seus portfólios interessadas no comércio com a região.

Entre as empresas participantes do BHD que fabricam itens para uso odontológico o volume de exportações entre janeiro e outubro de 2021 foi de US$ 31 milhões, o que representa 39,3% das exportações totais do setor no país. “Para a indústria brasileira, a participação na AEEDC é uma excelente oportunidade de fomentar novos negócios e fortalecer o relacionamento com os clientes já consolidados”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

Esse é justamente o objetivo da DFL, uma das maiores fabricantes mundiais de anestesia injetável para uso odontológico. De acordo com Cristina Wolowski, consultora de negócios internacionais da marca, esse é o momento da retomada e o setor está ansioso pela volta dos encontros presenciais. Na opinião da especialista, o mercado árabe é um dos mais receptivos aos produtos brasileiros e estar em contato direto é fundamental. “Árabes e brasileiros têm uma ótima relação comercial e de confiança, o que é imprescindível para a construção de long term business, que é o que buscamos e precisamos para ter sucesso no mercado internacional”, destaca.

Concordando que a oportunidade de encontrar os parceiros pessoalmente é excelente para os negócios, Lygia Madi, gerente de relacionamento corporativo da Angelus, declara que a empresa está com alta expectativa pela participação no evento após dois anos de afastamento. “Devido ao nosso sólido relacionamento com os clientes, crescemos nesses mercados durante a pandemia. Mas como o contato pessoal conta muito, acreditamos que esse ano teremos uma boa retomada ao encontrar nossos parceiros para alinhar estratégias, falar de lançamentos e entender o momento que cada mercado está vivendo”, comenta. A marca leva cimentos biocerâmicos e produtos de fibra de vidro e clareadores para a AEEDC.

Mas as fabricantes brasileiras não seguem para Dubai apenas para fortalecer os vínculos já criados. Elas também buscam expandir seus negócios. Eduardo Campana, da Aditek, comenta que a fabricante de produtos de alta tecnologia para o ramo odontológico já tem bons contatos com países como Arábia Saudita, Azerbaijão, Egito, Emirados Árabes, Iêmen e Turquia, mas há ainda muito a ser explorado. “Estamos em busca de parceiros no Irã, Kuwait, Líbano e Qatar”, diz ele que reforça que esses mercados recebem muito bem os produtos brasileiros por enxergarem a possibilidade de adquirir qualidade somada a preço competitivo.

Outro ponto extremamente relevante da AEEDC é que por se tratar de um evento com caráter mundial e que recebe representantes de mais de 150 países, as relações comerciais não ficam restritas ao Oriente Médio e norte da África, como relembra Cristina. “Neste momento, com cancelamento de feiras na Europa, estamos agendando reuniões com distribuidores dessas outras regiões”, finaliza.

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.

Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

Sobre a APEXBRASIL

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.

Serviço:

AEEDC

Data: 1º a 3 de fevereiro de 2022

Local: Dubai World Trade Centre – Dubai, Emirados Árabes Unidos Mais informações AQUI