Oportunidades de exportação para pequenas editoras são debatidas em live promovida pelo Brazilian Publishers



Oportunidades de exportação para pequenas editoras são debatidas em live promovida pelo Brazilian Publishers

Live com Fernanda Dantas e Diego Oxóssi (Arole Cultural) girou em torno da exportação de pequenas editoras brasileiras

Na quarta-feira (17), aconteceu a live “Exportação: as oportunidades e desafios das pequenas editoras”, promovida pelo Brazilian Publishers — projeto setorial de internacionalização do mercado editorial, realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O bate-papo teve como tema as oportunidades e desafios para editoras de menor porte que estão interessadas na internacionalização. A live contou com Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers, e Diego Oxóssi, fundador da editora Arole Cultural.

Fundada em 2015, a editora conta com um catálogo vasto de títulos que abordam, principalmente, religiões de matriz africana e questões sociais como, por exemplo, a diversidade. Grande destaque na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018, a Arole começou seu processo de internacionalização e contou com a ajuda do Brazilian Publishers para lançar o seu catálogo com mais de 20 títulos para outros países.

“Não é só faturar, não é só vender livro, eu sempre digo isso”, afirmou Diego durante a transmissão ao falar sobre a missão de sua editora. “A Arole Cultural também é comercial, mas acima disso tudo, temos o objetivo principal que é amplificar vozes que antes eram silenciadas”, ele finaliza.

Ao falar sobre sua experiência com a venda para outras países, Oxóssi reforçou a importância da parceria com o Brazilian Publishers neste processo. “A nossa presença na Bienal São Paulo foi extremamente importante e fundamental na consolidação da Arole como editora de circuito comercial”, ele conta. “Esse é um grande passo para deixar de ser uma editora caseira e tomar corpo, ganhar mercado e distribuição nacional. Começamos a receber contatos de leitores que queriam publicar conosco, esse processo já tem um ano e meio”, completa.

Diego Oxóssi ainda falou sobre a importância de ter parceiros estratégicos durante o crescimento, citando a Amazon Brasil como exemplo. A plataforma mundial exporta livros brasileiros, o que dá mais uma oportunidade de expansão às editoras que ainda estão começando.

“A live com o Diego foi extremamente agregadora, ainda mais após recebermos perguntas dos espectadores. Este processo de crescimento para editoras menores é muito importante para o Brazilian Publishers, e a nossa missão é levar a literatura brasileira, de diversas vertentes, para ainda mais pessoas,” finaliza Fernanda Dantas.

A íntegra de transmissão da palestra será disponibilizada em breve.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.