Oriente Médio: cosméticos e produtos de cuidados pessoais do Brasil buscam destaque nas prateleiras da Liga Árabe



Oriente Médio: cosméticos e produtos de cuidados pessoais do Brasil buscam destaque nas prateleiras da Liga Árabe

Sinergia de padrões de beleza e cuidados com saúde ampliam busca por cosméticos brasileiros em mercados como Emirados Árabes e Arábia Saudita

Os planos de expansão das indústrias brasileiras de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) no Oriente Médio continuam em frente, mesmo após a pandemia e o adiamento de eventos como o Beautyworld Middle East, feira que conta com a presença do pavilhão Brasil há mais de 15 anos. A expectativa é que os consumidores da região ampliem buscas por produtos com ingredientes da biodiversidade, especialmente pela sinergia existente entre a miscigenação étnica da população brasileira e os variados tipos de peles, cabelos e unhas do mercado árabe.

Os hábitos de consumo, somados ao potencial do mercado para produtos do setor HPPC, às facilidades de distribuição para Dubai, outros Emirados e região, torna o País muito atrativo para as empresas brasileiras.  Para fomento dos negócios, promoção  comercial; marketing e comunicação e fortalecimento de marca realizado na região pelo Beautycare Brazil – Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – traz expectativas de expansão para as empresas brasileiras, que agora preparam novos produtos e novas estratégias para ampliar a fatia de mercado no Oriente Médio.

“Em 2020, as exportações das empresas do Beautycare Brazil somaram
USD 154,2 milhões, crescimento expressivo de 26% sobre ano anterior. Os dois principais mercados da região (EAU e Saudi, respectivamente) representaram 4% do total de nossas exportações. Considerando o ano atípico de Pandemia mundial e a oferta de produtos exportáveis do grupo de empresas participantes do projeto, apostamos que é possível aumentar significativamente o resultado das exportações na região. Os produtos brasileiros são objetos de desejo dos consumidores Árabes, disse Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil durante webinar promovido em parceria com a Agência e a ABIHPEC para as empresas participantes do projeto setorial em 2020.

“Os Emirados Árabes são grandes consumidores de produtos de HPPC e os resultados devem se ampliar ainda mais porque estamos conhecendo melhor o mercado, aproveitando oportunidades, como o uso do marketing de mídia social e e-commerce, a ampliação de ofertas de produtos premium, o investimento em sustentabilidade e o foco em marcas para nichos, além do aumento de busca por produtos masculinos”, explicou Karen Fernandes Jones, Chief Operating Officer da Apex-Brasil para Oriente Médio e Norte da África, na ocasião.

Cases de sucesso

Andrea Vieira – fundadora e CEO da Brazilian Secrets Hair

“Estamos no mercado do Oriente Médio há 8 anos, tendo o início com o grupo Nazih, um dos principais distribuidores da região. Nesse período fomos capazes de adaptar nossa cultura de marketing, inclusive em embalagens, imagens e ingredientes, garantindo assim nossa expansão na região”.

Histórico da Brazilian Secrets Hair na região

Quatro marcas são comercializadas no Oriente Médio: BSH Pro Keratin, X-Liso, Hair.Toxx e Argila Amazônia. A criação de marcas diferentes tem sido a estratégia adotada para expandir a participação da empresa em mercados estrangeiros sob acordos de exclusividade com mais de um distribuidor por região. A decisão de focar principalmente em marcas para profissionais do setor de beleza – e não no cliente final exige serviços de treinamento diferenciados oferecidos pela BSH e arranjos territoriais exclusivos. Das marcas citadas a X-Liso foi a única que não foi desenvolvida para venda a profissionais de beleza desde o seu início. Sua aplicação ficou mais fácil para que o consumidor final pudesse adquirir o produto em drogarias e lojas de produtos de beleza e manuseá-lo em casa, sem ajuda profissional. No entanto, de acordo com Andréa, o X-Liso também serviu para entrar em mercados que viviam uma situação econômica mais sensível, resultando no ganho de grande participação de mercado e sendo o segundo produto mais vendido no ranking de vendas da BSH.

Francois-Pierre Menjoulou – gerente de comércio exterior Embelleze

“A Embelleze tem 50 anos de existência e buscamos a atuação na exportação há 15 anos. O Oriente Médio chegou naturalmente com a expansão de mercados prioritários. O passo-a-passo da exportação tem que ter a análise de mercado, essencial para que nos adaptemos às culturas de cada um dos destinos”.

Com a participação da Embelleze na feira Beautyworld Middle East – o maior evento dedicado às áreas de beleza e bem-estar do Oriente Médio – os produtos Novex continuam a surpreender as bloggers e influenciadoras dessa região! Em parceria com o distribuidor internacional da Embelleze nos Emirados Árabes Unidos – a conceituada rede de lojas LIFE Pharmacy – grandes nomes das mídias locias têm agitado os seus canais e redes sociais com a promoção das mais variadas linhas Novex – nomeadamente Azeite de Oliva, Óleo de Argan e Queratina Brasileira. A divulgação digital é uma das grandes forças da Embelleze para expandir as fronteiras em novos mercados internacionais.

#BetterTogether #GrowingTogether

Em 2020, quando o Beautycare Brazil completa 20 anos, o projeto setorial enfrenta o desafio de promover as ações conjuntas das empresas para superar a crise pandêmica, continuando o acesso dos consumidores aos produtos e serviços essenciais à saúde, ao bem-estar e à autoestima da população.

“O brasileiro é o segundo maior consumidor global de desodorantes, perfumes e produtos masculinos, o terceiro em produtos infantis e proteção solar e o quarto em produtos para o banho, para o cabelo e higiene oral. Nossas indústrias conquistaram o mundo por meio de investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), inovação em ativos dos 6 biomas presentes em território nacional (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) e altos investimentos em comunicação e marketing das empresas internacionalizadas”, explica João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC.

Sobre o Beautycare Brazil

O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover a internacionalização das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC. Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br