Pantanal é tema do primeiro cooking show do Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai



Pantanal é tema do primeiro cooking show do Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai

A gastronomia inspirada no Pantanal foi a estrela do Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai nesta terça-feira (16). O primeiro Brazilian Gastronomy, um cooking show preparado para divulgar a cozinha nacional para o mundo, foi comandado pela chef baiana Luciana Berry.

Com uma plateia de 40 pessoas, entre estrangeiros e blogueiros de comida, Luciana preparou três pratos. A entrada foi um caldo com tambaqui e mandioca. O prato principal foi vitela, farofa, pure de banana da terra com molho de cogumelos e baunilha. A sobremesa foi um pudim de tapioca, caramelo salgado e sagu. 

O Brazilian Gastronomy será palco para outros cinco cooking shows na Expo 2020 Dubai até março de 2022. Os chefs convidados vão criar pratos inspirados nos cinco biomas do território nacional. Depois do Pantanal, serão apresentadas as gastronomias do Cerrado em dezembro, da Caatinga em janeiro, do Pampa em fevereiro, além da Amazônia, ainda em fevereiro. Todos são organizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Vencedora do Top Chef Brasil 2020, Luciana Berry mora atualmente no Reino Unido e usa os ingredientes brasileiros para chamar a atenção dos britânicos. Ela é considerada a embaixadora da cozinha e da cultura brasileira por lá, misturando técnicas clássicas e modernas a seus clientes.

Luciana começou a sua apresentação no Pavilhão falando sobre a riqueza de sabores vindos de alimentos e temperos produzidos no pais. Falou também que a gastronomia brasileira é uma mistura de gastronomias do mundo inteiro e de vários continentes. 

“As pessoas ficam surpresas e se reconheceram na gastronomia brasileira que e tão multicultural. Por isso ela é tão exótica, ela não tem uma cara, ela tem uma mistura de todas as raças que construíram a gastronomia no Brasil”, disse. 

Durante o evento, Luciana compartilhou curiosidades da sua trajetória. Uma das histórias foi a de que cozinhou para a família real britânica e para o então primeiro-ministro David Cameron. E explicou: por causa de restrições alimentares apontadas pelo Palácio de Buckingham, não conseguiu usar o azeite de dendê na moqueca e, por isso, cozinhou um ensopado de peixe para eles. Por intermédio da chef, a realeza britânica experimentou o tempero típico brasileiro. 

Depois do evento realizado nesta terça-feira, os convidados foram levados ao centro do Pavilhão para acompanharem uma apresentação do Siriri, dança folclórica da região centro-oeste do Brasil. As danças farão parte da programação após todos os cooking shows já programados.