Para startups, Apex-Brasil é o quarto principal ator do ecossistema nacional
Além do posicionamento da Agência no ranking feito pela 100 Open Startups, empresas que receberam apoio por meio de ações e projetos também foram premiadas
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi reconhecida pelo ranking da 100 Open Startups como quarto principal ator do ecossistema brasileiro de startups no ranking Top 10 Ecossistema, realizado em 2020 (entre 180 instituições participantes). A votação foi feita pelas próprias empresas e além do reconhecimento institucional à Apex-Brasil, 44 startups apoiadas pela Agência se classificaram entre as 100 empresas brasileiras mais atraentes para o mercado em diversas categorias.
“Um reconhecimento desse porte é motivo de muita alegria para a equipe da Apex-Brasil. Essa posição era um sonho muito distante em 2015, quando começamos a trabalhar mais próximos do ecossistema das startups. Desde então, realizamos missões próprias e nos engajamos em esforços multilaterais como o programa Startout Brasil. Esse ‘prêmio’ aumentará nossa visibilidade e reforçará a nossa vontade de entregar cada vez mais e melhor às empresas brasileiras”, celebra a Gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups é publicado pela 100 Open Startups, a plataforma internacional de maior impacto na conexão entre grandes empresas e startups, e destaca, anualmente, as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação. A publicação completa envolve cinco rankings diferentes:
- TOP 100 Open Startups: A lista referência das 100 startups mais atraentes para o mercado corporativo.
- TOP 100 Open Corps: Ranking das 100 corporações que mais fazem open innovation com startups no Brasil
- TOP 10 Investidores: Reconhecimento para os investidores com mais startups ranqueadas.
- TOP 10 Ecossistema: Visibilidade para os agentes do ecossistema com mais startups ranqueadas.
- TOP 100 Avaliadores: Destaque para os profissionais mais engajados na avaliação de startups.
No ranking Top 5 Ecossistema, a Apex-Brasil junta-se a um time de prestígio que envolve instituições e iniciativas como Inovativa Brasil, Amcham Brasil, Fapesp e CUBO. Enquanto isso, o Programa Startout Brasil, integrado pela Agência juntamente com Sebrae, Anprotec, Ministério da Economia e Ministério das Relações Exteriores ficou com a 11ª posição no mesmo ranking. “O StartOut é um Programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Já estivemos em cidades como Santiago, Toronto, Boston e Xangai e temos um histórico de boas participações de empresas brasileiras e realização de parcerias em diversos mercados”, relata a Coordenadora de Internacionalização da Apex-Brasil, Isabel Fontoura.
Já no tocante às empresas, as startups atendidas pela Apex-Brasil figuram em praticamente todas as categorias do Ranking: 44 empresas apoiadas estão entre as 100 mais atraentes ao Ecossistema:
- IndTechs: VG Resíduos, GoEPIK, Ubivis, ForSee
- Productivity: MondoDX
- Martechs: Opinion Box
- HRtechs: Engage, Pris, Pix
- RetailTechs: Shelfpix, Predify
- AutoTechs: dLieve
- LogTechs: Everlog, Evoy
- AI: Pix Force, Sentimonitor, Flex Interativa, Autaza, NeuralMind, Xmachina
- HealthTechs: Psicologia Viva, Carefy, GNTech
- IoT: Mob, LogPix
- Big Data: EconoData
- Customer Service: Ubots
- Construtechs: Molegolar
- Agritechs: Implanta iT, Net World Agro, SciCrop, Tbit, Safe Trace
- Mobility: Beer or Coffee, WiiMove
- LegalTechs: clickCompliance
- New Trends: CoBlue, Vidya
- CleanTechs: TNS
- GovTechs: Plataforma Verde
- BioTechs: Pluricell
- FoodTechs: Nagro
- EnergyTechs: Prosumir, Techmar
Mais informações