Parceria entre ABPA e Apex-Brasil estimula exportações da avicultura e da suinocultura em 2019
Apenas em duas feiras, projetos setoriais fomentam mais de US$ 1,1 bilhão em negócios
Em pouco menos de cinco meses desde a confirmação do novo convênio de parceria, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) já comemoram grandes resultados para as exportações da avicultura e da suinocultura do País.
Renovado em agosto, o novo projeto foi fundamental para a realização de três das principais ações de fomento às exportações de aves, suínos, ovos e material genético em 2019: as participações das agroindústrias na ANUGA (maior feira de alimentos do mundo), SIAVS (principal evento da avicultura e da suinocultura do país) e CIIE (evento promovido pelo governo chinês, para o planejamento das exportações).
Nas duas feiras com foco comercial (ANUGA e SIAVS), foram prospectados mais de US$ 1,1 bilhão em negócios no ciclo de 12 meses, segundo levantamentos feitos pela ABPA.
Os projetos Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Pork e Brazilian Breeders também deram suporte para a organização de ações estratégicas para o setor produtivo. É o caso das ações de imagem e relações públicas do setor na União Europeia e na África do Sul, e de consultorias na União Europeia e China.
A imagem do setor, aliás, foi bastante fortalecida por meio da parceria neste ano. No SIAVS, cerca de 30 jornalistas estrangeiros vieram ao Brasil para participação em uma ampla ação de transparência setorial. No mesmo evento – que é organizado pela ABPA – importadores e formadores de opinião contaram com projetos exclusivos.
“São mais de 15 anos de parceria com a Apex-Brasil. A cada renovação de convênio, avançamos ainda mais nos resultados. Em pouco tempo, geramos muito para o setor e para o País. A expectativa é de ampliar ainda mais os resultados no próximo ano”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE AS MARCAS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos, ovos e material genético produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.