Participação brasileira na Gulfood supera US$ 1,45 bilhões
Mesmo com 16 empresas a menos do que em 2018, ação organizada pela Apex-Brasil tem resultado animador que reforça a importância do evento e dos Emirados Árabes Unidos como hub para o Oriente Médio, África e Ásia
As 79 empresas brasileiras que estiveram entre 18 e 21 de fevereiro na Gulfood, realizada em Dubai, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fecharam mais de US$ 1,451 bilhões em negócios ao longo do evento e para os 12 meses subsequentes.
A marca supera em US$ 10 milhões a participação brasileira em 2018, quando a Agência levou 95 empresas a Dubai. Neste ano, por uma mudança de estratégia e maior foco em empresas com grande capacidade exportadora, participaram da ação em Dubai 16 empresas a menos que em 2018.
A Gulfood é a maior feira de alimentos e bebidas da região e é frequentado por compradores do Oriente Médio, África, Ásia e Europa. O desempenho reforça a percepção da qualidade dos produtos brasileiros na região e também da Gulfood como hub para alcançar clientes em toda essa abrangência geográfica.
Integrante da quinta geração da família na empresa, Thomas Oderich, do Departamento de Exportação e Coordenação de Marketing da Oderich (uma das empresas-vitrines deste ano), explica que a companhia percebe a Gulfood como um momento para estreitar laços com clientes antigos nos Emirados Árabes. “Vemos a Gulfood como uma feira muito diversificada. Sempre estivemos presentes em grandes feiras de alimentos como Anuga e Sial, mas optamos por concentrar nossas forças aqui na Gulfood porque ela parece ser mais aberta a diferentes culturas, com países africanos e asiáticos”, explica Oderich.
A empresa exporta globalmente e está presente em mercados como África, Oriente Médio, toda a América Latina, as ilhas do Caribe, Austrália e Nova Zelândia. Com 110 anos de existência, a Oderich sempre apostou muito na presença em grandes feiras internacionais para encontrar e captar novos clientes, além de identificar potenciais novos clientes de vários continentes, com quem são iniciadas relações que muitas vezes rendem negócios.
“Para nossos produtos, os mercados do Oriente Médio e África são muito atrativos e receptivos. Estando junto com a Apex-Brasil, conseguimos expor os produtos e contar com o suporte da Agência, que é muito prática em fazer as coisas acontecerem. Vir à feira é importante também para benchmarking, para conhecer o que há de novo feito pela nossa concorrência, o que também serve para inspiração e identificação de tendências de produtos e embalagens, por exemplo”, completa o executivo.
O bom resultado brasileiro foi puxado pelo setor de carnes, que superou US$ 988 milhões, seguido por grãos e demais alimentos industrializados, que superaram a cifra de US$ 236 milhões. O desempenho do setor de bebidas ficou um pouco mais abaixo, registrando US$ 3,75 milhões no total.