Participação brasileira na IJFO prospecta cerca de US$ 100 mil em negócios
Entre os dias 28 e 30 de outubro, aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, o encontro anual da International Jazz Festivals Organization (IJFO). Durante a reunião, Daniel Nogueira, coordenador de projetos da Brasil Music Exchange — projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — apresentou 22 artistas brasileiros a um grupo de 16 programadores dos principais festivais de jazz do mundo. A ação resultou na prospecção de cerca de US$ 100 mil em negócios.
Os nomes brasileiros que participaram do pitching foram selecionados por meio de um edital promovido pelo BME. Daniel comenta que este encontro é de extrema importância para apresentar os artistas brasileiros a nomes de peso dos negócios da música internacional da world music e do jazz.
“Representantes dos maiores festivais de jazz do mundo estavam nesta edição da IJFO. Como a seleção de artistas que participam das reuniões é rigoroso, os programadores se mostram mais abertos a escutarem as propostas individuais de cada empresa, tornando todo o networking muito mais acessível do que em qualquer outra conferência ou feira de música”, completa.
O gerente do BME, Leandro Ribeiro, explica que essa oportunidade surgiu durante uma missão comercial para Nova York no ano passado, e é algo único. “O encontro permite o acesso a um grupo extremamente relevante de tomadores de decisão, que precisa fechar a programação de seus eventos e busca novidades”, explica, e completa: “Entre as nossas atividades, está a constante busca por abrir portas em festivais, centros culturais e casas de espetáculos e a IJFO é uma grande vitrine neste sentido”.
Confira a lista dos artistas brasileiros que foram apresentados durante a reunião:
Airto Moreira e Thiago Espírito Santo Group, Anna Setton, Carlos Malta, Dani e Débora Gurgel Quarteto, Filó Machado, Gabriel Grossi, Gian Correa, Grooveria, Hermeto Pascoal, Horoya, Jonathan Ferr, Liniker, Ludere, Nômade Orquestra, Pedro Martins, Pianorquestra, Ricardo Herz, Salomão Soares, Sidiel Vieira, Silibrina, Spok Frevo Orquestra e Trio Corrente
Sobre o BME
O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional. O público-alvo são empresas que atuam no mercado da música – gravadoras, selos, editoras, managers, sociedades distribuidoras de direitos autorais, agências de produção de música original e plataformas tecnológicas – que já exportam ou tenham interesse em iniciar esse processo.