Participação na Feira do Livro de Buenos Aires gera US$ 239 mil 



Participação na Feira do Livro de Buenos Aires gera US$ 239 mil 

A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires ocorreu de 25 de abril a 13 de maio e contou com a presença de oito editoras brasileiras. As empresas participaram da Jornada profissional que aconteceu de 23 a 26 de abril com o apoio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Os encontros realizados pela delegação geraram US$ 239 mil em negócios fechados e expectativas para os próximos 12 meses. Considerando o momento atual da economia Argentina, esses números demonstram que a literatura brasileira permanece valorizada no mercado internacional e com resultados positivos”, afirma Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do projeto Brazilian Publishers.

Além das editoras nacionais, duas escritoras brasileiras também marcaram presença no evento: Ana Paula Maia, que compôs o grupo do debate “La ficción literaria y audiovisual: encuentros y distancias”, e Bianca Santana, que esteve na mesa “La lengua en la poesía: identidad y diversidad”.

Ana Paula lançou durante a feira sua obra “Enterre Seus Mortos”, traduzida para o espanhol pela editora argentina Eterna Cadencia. O livro apresenta a história de Edgar Wilson, que trabalha no órgão responsável por recolher animais mortos em estradas e levá-los para um depósito onde são triturados num grande moedor, e Tomás, um ex-padre excomungado pela Igreja Católica que distribui extrema unção aos moribundos vítimas de acidentes fatais que cruzam seu caminho.

Já Bianca Santana aproveitou o evento para apresentar seu livro “Inovação Ancestral de Mulheres Negras: táticas e políticas do cotidiano”, que reúne textos de 26 mulheres negras brasileiras e foi lançado em 30 de abril. “Muitas vezes olhamos para as mulheres negras como mulheres em situação de extrema exclusão e não enxergamos o quanto criamos e produzimos em situações de extrema desigualdade. Então, é um livro que conta em primeira pessoa o relato dessas mulheres sobre a própria realidade”, explica Bianca.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre aCâmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.