Patroni projeta crescimento no Brasil e no exterior para 2022



Patroni projeta crescimento no Brasil e no exterior para 2022

Após a pandemia, a Patroni, empresa brasileira com mais de 30 anos de experiência em varejo e alimentação, sai de um período de resiliência e inicia um ciclo de recuperação e crescimento: com direito a planos de internacionalizar para países como China e Portugal.

Hoje, a participante do Franchising Brasil — resultado da parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising)  — conta com cerca de 190 lojas por todo o país, duas unidades em Orlando, nos Estados Unidos, e um faturamento anual de cerca de R$335 milhões.

“Ficamos felizes em poder estar contratando de volta todos aqueles funcionários que tivemos que afastar em 2020. Nossa perspectiva para 2022 é um crescimento de 20% em faturamento, comparado a 2019. Também pretendemos abrir três novas operações internacionais e mais 18 lojas no Brasil”, conta com entusiasmo o diretor de operações da Patroni, Valmir De Morais Canuto.

O Grupo Patroni é referência em franquia no ramo de alimentação e possui três modelos de negócio, segmentados para cada mercado e perfil de público. O modelo “Classic” é uma opção com forte destaque para os pratos e voltada para consumidores que buscam um preço competitivo. Já a franquia “Premium” possui um cardápio mais elaborado de pizzas, massas, carnes e petiscos, e funciona nos períodos da manhã, da tarde e da noite. Há ainda, a “Casa do Dom”, restaurante do segmento casual que opera em grandes espaços, e que conta com sistema de delivery.

A rede lançou também a “Patroni Pizza Mobile”, novo formato de franquia, de investimento baixo, que consiste em uma mini pizzaria montada sobre um veículo autônomo, sustentável e com design e equipamentos de ponta.

Franquias da Patroni no exterior

Em 2019, a Patroni deu o seu primeiro passo no processo de internacionalização, inaugurando duas unidades fora do Brasil, ambas em Orlando, nos Estados Unidos. A estreia das franquias no exterior foi um sucesso, com uma excelente aceitação do público. “A abertura foi maravilhosa, a realização de um sonho para nós! Para que tudo desse certo, designamos nossos melhores profissionais para acompanhar todo o processo, realizamos um treinamento intenso e um acompanhamento em um período maior do que normalmente ocorre no Brasil. Foi uma grande experiência e um exemplo para a marca”, explica o diretor.

As operações em Orlando possuem um cardápio muito semelhante ao do Brasil, mas pensado com muito cuidado e carinho para atender tanto o público brasileiro, que vive ou viaja para a cidade, como o público norte-americano, que tem hábitos e cultura diferentes. O menu conta com os famosos parmegianas, as deliciosas pizzas, e produtos mais voltados para os locais, como seis pizzas de sabores exclusivos e appetizers, como “meat balls” e o popular “Mac and Cheese”. Segundo Valdir, todos esses cuidados e a adaptação ao público dos EUA, é o que faz com que a empresa tenha uma excelente aceitação de sua operação no exterior.

Canuto conta, ainda, que a marca tem perspectivas de alçar voos em outros países: “Nossos mercados-chave para o crescimento são EUA e Europa. Portugal deve ser o primeiro país europeu em que fincaremos nossa bandeira. Também pretendemos expandir no território asiático. Estamos em conversas avançadas com o mercado chinês e logo anunciaremos novidades”, finaliza.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.