PEIEX Agro: conheça o novo projeto piloto da Agência
A Apex-Brasil tem um novo projeto-piloto: o PEIEX Agro. Essa é uma iniciativa conjunta entre as Gerências de Competitividade e Ensino, de Inteligência de Mercado e de Agronegócios, que também traz mais uma novidade: o PEIEX agora passa a atender também o produtor rural no projeto-piloto. Além da Apex-Brasil, o projeto conta com a parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e das entidades de cada setor atendido com quem a Agência já tem parceria.
“Nós começamos a pensar o projeto fazendo a seguinte pergunta: qual a necessidade do nosso cliente?”, disse Laudemir Muller, da Coordenação de Qualificação e Competitividade. A partir daí, começou a ser desenvolvido um projeto em conjunto com as áreas de Inteligência e de Agronegócios para identificar as principais dores desse cliente, e como entregar uma preparação robusta que seja decisiva no próximo e mais importante passo: exportar.
A metodologia desenvolvida é especializada e adequada a cada setor e implementada de forma customizada por empresa e produtor rural. “Por exemplo, a região do sul de Minas Gerais, em especial Varginha e Lavras, é um polo de produção de cafés especiais. Inclusive, a sede da BSCA, associação parceira da Apex-Brasil, é em Varginha. Nós então aproveitamos a estrutura do Núcleo daquela região e a parceria com a BSCA para começar o projeto-piloto para cafés especiais naquela região”, explicou Laudemir.
“Percebemos que mesmo que o agronegócio seja competitivo, muitos produtores têm dificuldades para exportar, por questões que envolvem certificação, planejamento e acesso a mercados”, esclareceu Laudemir. É por essa razão que, desde o início, o projeto-piloto foi construído de forma conjunta entre as áreas de Competitividade, Inteligência e Agronegócios para atuar justamente nessas competências que podem ser melhoradas.
A Gerência de Inteligência de Mercado realizou estudos de acesso e de análise de mercado para cada produto. Isso foi necessário para identificar os principais gargalos relativos a conformidade e certificações, além de determinar os mercados mais adequados para a venda de cada produto e para o perfil do cliente do PEIEX. “A escolha de um foco entre centenas de mercados é uma decisão que pode definir o sucesso de uma exportação. Para apoiar essa definição, desenvolvemos uma entrega que apoia o produtor rural em temas imprescindíveis: a análise de oportunidades e a avaliação de acesso a mercado, como análise de barreiras tarifárias e não-tarifárias”, dizem Pedro Henrique de Souza Netto, da Coordenação de Análise de Mercado, e Igor Gomes da Silva, da Coordenação de Acesso A Mercado.
Da mesma maneira, a parceria com a Gerência de Agronegócios é fundamental para alinhar o cliente do PEIEX Agro às ações da Agência voltadas à promoção comercial, principalmente no que envolve projetos setoriais. O objetivo é que todos que passem pelo atendimento do PEIEX Agro deem o próximo passo, que é a participação em ações de promoção comercial, em especial dos Projetos Setoriais. “A iniciativa é importantíssima e proporciona ganhos a todos: a nossa equipe se aproxima da visão do cliente, conseguimos compartilhar e refinar as estratégias setoriais, e os empresários recebem uma solução completa em termos de conteúdo”, explica Luciana Pecegueiro Furtado, da Coordenação de Agronegócios.
O projeto-piloto será implementado em seis núcleos e focado em cinco setores. Confira o calendário:
2ª semana de julho
Varginha: cafés especiais
3ª semana de julho
Barreiras e Petrolina: frutas frescas
Agosto
Passo fundo e Varginha: lácteos
Barreiras: algodão
Setembro
Varginha: cachaça
Teresina: mel