PEIEX é lançado na região Sul com objetivo de qualificar 125 empresas



PEIEX é lançado na região Sul com objetivo de qualificar 125 empresas

Com objetivo de capacitar gratuitamente 125 empresas da região Sul, o programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da ApexBrasil, foi lançado na quarta-feira, 24 de novembro, em Caxias do Sul (RS). Ao total, 75 empresas da região de Caxias do Sul serão contempladas, 25 em Bento Gonçalves e mais 25 empresas na região de Erechim.

A Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (MICROEMPA) é a responsável pela execução do PEIEX em Caxias do Sul. A entidade possui mais de 3.000 associadas, que vem desde 21 de outubro trabalhando com a equipe do PEIEX. Até o momento, a MICROEMPA já bateu a meta do ano de 2021 em termos de adesão. Foram contactadas 64 empresas, sendo feitos 32 atendimentos e 19 termos assinados.

Segundo Rita Albuquerque, coordenadora de qualificação da ApexBrasil,  o PEIEX dura de dois a três meses, dependendo da disponibilidade do empresário. “O PEIEX permite levar o processo de exportação para o empresário de maneira segura e planejada”, defende. “Para exportar, 80% depende da vontade do empresário. Ele tem de entender que é uma oportunidade e requer dedicação. O restante a gente faz. Nós apoiamos, nós temos programas”, completa.

O programa envolve um mapeamento de mercado para estudar a empresa participante e o mercado alvo para determinado produto. Há na qualificação oferecida cerca de 28 tópicos, entre eles estão: como encontrar os potenciais clientes; como se relacionar com o comprador internacional; como adequar a embalagem do produto para a exportação.

Gabriel Isaacsson, representante da ApexBrasil da Região Sul, explica que o programa atende  empreendimentos de todos os portes, sem distinção pelo tamanho da empresa. “A Apex desenha seus programas de acordo com a maturidade exportadora”, comenta. “A capacitação é um pilar importantíssimo. Para atacar o mercado para além das nossas fronteiras, o passo inicial é o PEIEX”, conclui ele.

PEIEX
O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A ApexBrasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com núcleos operacionais instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa. Presente nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, de 2017 a 2021, 5.270 empresas foram qualificadas, sendo 73,17% micro e pequenas empresas. De acordo com dados do programa, mais de 90% dos empresários participantes recomendariam o programa para outras empresas.