PEIEX está pronto para atender empresas em Mato Grosso



PEIEX está pronto para atender empresas em Mato Grosso

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é um programa oferecido às empresas de Mato Grosso por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo como entidade executora a Fundação UNISELVA. Este programa de qualificação auxilia as empresas a iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura.

Esta é a primeira vez que o PEIEX atuará com núcleo e polos e também com a modalidade online, alcançando todos os municípios mato-grossenses. Em Mato Grosso o objetivo é atender os mais variados setores, com destaque para o agronegócio, inclusive empresas de serviços.

Segundo Laudemir Müller, analista de Competitividade da Apex-Brasil e gestor responsável pelo PEIEX-MT na Agência, a Equipe Técnica já está pronta para atender empresas interessadas a se qualificarem para a exportação. “O PEIEX qualifica a empresa para exportação e apoia no planejamento para que a exportação seja realizada de forma mais segura e com menor risco. O atendimento é individualizado, porque cada empresa tem sua realidade, sua maturidade e seus objetivos com a exportação”, afirma Müller.

Em Mato Grosso, o PEIEX atende todo o estado por meio de técnicos baseados em Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso. De acordo com Olivan S. Rabêlo, Diretor do EIT/UFMT e Coordenador do PEIEX-MT, o PEIEX-MT é uma estratégia fundamental para qualificar as empresas do Estado de Mato Grosso a exportarem seus produtos e serviços para mercados internacionais. “A UFMT estabeleceu parceria com a Apex-Brasil para oferecer o suporte necessário às empresas do Estado no fortalecimento para a sua competitividade internacional em alto nível”, destaca Rabêlo.

O atendimento do PEIEX é gratuito, e a contrapartida dos empresários é o real interesse de participar do processo e dedicar tempo ao Programa. Para participar a empresa passa por uma avaliação de perfil e deve aderir formalmente ao Programa. Além do diagnóstico do negócio a empresa é qualificada em quase 30 temas relacionadas ao comércio internacional. O atendimento segue um cronograma de trabalho pactuado entre a empresa e o técnico que vai fazer o atendimento. Ao final do atendimento, a empresa tem um plano com todos os pontos relevantes para a exportação e que irá nortear sua inserção internacional.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: https://portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex/

SERVIÇO

Deseja qualificar sua empresa através do PEIEX-MT? Entre em contato pelo email monitor.cuiaba@apexbrasil.com.br