“Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, figura entre os livros brasileiros mais vendidos



“Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, figura entre os livros brasileiros mais vendidos

O aumento da discussão sobre a violência racial no mundo inteiro impulsionou as vendas da obra da escritora brasileira, especializada no assunto.

A discussão cada vez maior sobre o racismo, especialmente a violência racial, impactou a literatura brasileira. O livro “Pequeno Manual Antirracista”, da autora Djamila Ribeiro, figura na lista de livros de não-ficção mais vendidos da Nielsen-Publishnews, durante a segunda quinzena do mês de junho.

A obra foi lançada em 2019 pela editora Companhia das Letras, uma participante do programa Brazilian Publishers, projeto setorial realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nela, Djamila trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos, sempre propondo uma reflexão sobre os assuntos.

O primeiro impacto veio no começo de junho, dias depois do assassinato de George Floyd — homem negro morto por um policial branco nos Estados Unidos, após ser acusado de um crime que não cometeu. Na primeira semana, a obra de Djamila vendeu mais de três mil exemplares, representando um aumento de 184% se comparado com a semana anterior. Além deste livro, títulos de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, autoras pretas brasileiras, também tiveram crescimento nas vendas.

“Por ser um livro curto e muito didático, claro, nós esperamos que ele cumpra essa função de ser adotado por qualquer pessoa, para que a mensagem possa ir mais longe”, conta Ricardo Teperman, editor responsável pela publicação na Companhia das Letras. “É um título extremamente necessário e urgente, ainda mais no momento que vivemos. Há pessoas perdendo a vida por conta dessa questão e o debate é preciso”, finaliza.

Djamila Ribeiro

A autora também escreveu os títulos “Lugar de Fala” (2017), da Pólen Livros, e “Quem tem medo do feminismo negro?” (2018), lançado no Brasil pela Companhia das Letras. De acordo com Ricardo, Djamila está preparando um novo projeto a ser anunciado em breve.

Lista de mais vendidos

O ranking de livros mais vendidos no Brasil é organizado pelo Publishnews. Além dessa atividade, o portal traz notícias sobre tudo o que se fala a respeito dos livros brasileiros no país e no mundo. Organizado por semana, mês e ano, o ranking é estabelecido a partir da soma simples de vendas em todas as livrarias consultadas pelo portal. Eles também realizam o ranking de editoras, que é resultado do número de títulos que cada editora ou selo coloca na lista, e não reflete a quantidade de livros vendidos.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.