Podcast Apex-Brasil: conheça empresas cafeeiras que após anos de tradição em solo nacional buscaram a Agência para empreender no exterior
Segundo episódio do “Histórias de Sucesso” traz as histórias da Áurea Cafés e da Cafesul, do Espírito Santo, que aprenderam o caminho para ganhar o mundo com o PEIEX
O café brasileiro tem conquistado paladares estrangeiros com a ajuda do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O segundo episódio do Podcast “Histórias de Sucesso”, criado pela Agência em setembro deste ano, traz a história de tradicionais empresas cafeeiras do Espírito Santo que se qualificaram para expandir internacionalmente. O PEIEX ajuda os empresários a qualificar sua empresa para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura, ampliarem o mercado das empresas que já exportam, e a profissionalizar a internacionalização.
O podcast apresenta ao público a centenária Áurea Cafés, empresa dedicada à produção de cafés desde 1880, no município de Castelo, em 2019 participou do PEIEX, e, hoje, passados menos de dois anos, leva seus produtos para o Chile, Reino Unido e Austrália. E também conta a história da Cafesul, cooperativa do município de Muqui, interior do estado, que nasceu com o objetivo de reunir produtores de café para saírem das mãos de atravessadores e, hoje, produz café de qualidade e conquista novos mercados.
No Sítio Floresta, os grãos da Áurea Cafés são uma tradição que atravessa quatro gerações. Quem relata a história para os ouvintes é o proprietário da empresa, Eduardo Vetorazzi Tozi, descendente de imigrantes italianos que contribuíram para a implantação da cultura do café na região sul do Estado. Ele relata que acreditou durante muito tempo que as exportações se limitavam a grandes lotes e que seria algo exclusivo para o café em grãos. Foi o PEIEX que ampliou as perspectivas de Eduardo, e da sua esposa e sócia-proprietária Jaqueline Rocha. No podcast, ela pontua que os técnicos do programa deram soluções e sugeriram medidas importantes para darem este passo além, como pesquisa de mercado, capacitações de introdução à exportação, marketing e logística, e estamos repaginando o nosso site e redes sociais.
Já a Cafesul tem um grande atrativo para fazer seu marketing internacional social, com duas marcas em destaque, a Café Casario, que retrata o centro histórico da cidade de Muqui, o maior sítio histórico do Espírito Santo, e o Café Pó de Mulheres, produzido exclusivamente por cerca de 20 cooperadas. As mulheres participam de todo o processo, na lavoura, na poda, sabem o que está sendo utilizado em cada etapa, desde a florada até que tipo de adubo foi utilizado. Esta história é contada para os ouvintes pela gerente administrativa da cooperativa, Natércia Bueno.
Dicas para pequenas e médias empresas como a Áurea e a Cafesul que queiram seguir o mesmo caminho são relatadas mensalmente no podcast da Apex-Brasil, disponível no portal da Apex-Brasil. O programa é distribuído para rádios nacionais e regionais e também estará nos principais agregadores. A Agência apresenta experiências exitosas de empreendedores que participaram do PEIEX.
“As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional: minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora? O PEIEX responde a todas estas questões”, relata a coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, Rita Albuquerque. Segundo ela, até junho de 2021, o PEIEX atendeu e qualificou 5.270 empresas, por meio da execução de convênios executados por parceiros locais (como universidades, parques tecnológicos, fundações de amparo à pesquisa, federações de indústrias, entre outras), nas 5 regiões do país. Desse total de empresas: 73,17% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 628 exportaram no primeiro semestre de 2021, com valor total de R$ 357,5 milhões (um aumento de 6,9% no valor exportado por esse mesmo conjunto de empresas, na comparação com o primeiro semestre de 2020).
O PEIEX qualificou mais de 200 empresas somente no segundo ciclo de convênios com instituições da região no Estado do Espírito Santo. Cada ciclo dura em média 24 meses. Até mesmo empresas que já mantinham relações comerciais com outros países procuraram o programa para potencializar as suas atividades.
A Apex-Brasil oferece programas de capacitação, além do PEIEX, para empresas nacionais exportarem seus produtos, realiza estudos de mercado que mapeiam os países com oportunidades e demandas atraentes para o Brasil, leva empreendedores brasileiros para feiras de negócios no exterior.
Mais informações:
O episódio está disponível nas redes a seguir:
Portal Apex-Brasil: https://portal.apexbrasil.com.br/apexcast/
Spotify: https://click.apexbrasil.us/HistoriasdeSucessoT1E2spt
Apple Podcasts: https://click.apexbrasil.us/HistoriasdeSucessoT1E2app
Google Podcasts: https://click.apexbrasil.us/HistoriasdeSucessoT1E2gp
YouTube: https://click.apexbrasil.us/HistoriasdeSucessoT1E2yt