Prêmio Destaque de Internacionalização: Coife Odonto abre caminhos no franchising com sua chegada à China
A franquia de clínicas odontológicas se tornou a primeira do Brasil a chegar no país asiático em um case de sucesso
Uma das finalistas do Prêmio Destaque de Internacionalização, a Coife Odonto, franquia de clínicas odontológicas, chegou à China com muito sucesso em 2020. A marca é participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) —, que promove a primeira edição da premiação.
A história da empresa no mercado chinês começou ainda em 2016, no congresso internacional da ABF, quando o CEO Rodolfo Magalhães ouviu um discurso sobre o mercado chinês. Intrigado com os bons números, descobriu que franquias brasileiras ainda não estavam em peso no país, e começou de imediato os estudos preliminares ao lado de sua equipe no Brasil. Em outubro do mesmo ano, o time da Coife Odonto fez sua primeira visita à China, visitando várias províncias e avaliando o território para um possível investimento. Durante a oportunidade, os empresários realizaram contatos com a associação odontológica do país, que pode guiá-los quanto aos caminhos a serem tomados.
Os anos seguintes trouxeram ainda mais esforços e estudos para a equipe de Rodolfo, que esteve presente em diversas feiras internacionais, no Brasil e em diversos países, fazendo contato com investidores e analisando as possibilidades. A Feira de Franquias de New York de 2017, que contou com a participação de uma delegação brasileira com apoio do Franchising Brasil, é lembrada por Magalhães como um marco importante no processo, já que a empresa se aprofundou ainda mais na internacionalização. O empresário ainda cita a importância que um estudo de mercado teve como ponto de virada e base para que a equipe seguisse com o plano de expansão, pois o material apresentava a situação do mercado odontológico na China, apresentando seus gaps e oportunidades.
Em 2018, a Coife Odonto realizou uma nova visita ao país, participando da CIIE (Exposição de Importações Internacionais da China), uma das maiores feiras do mundo, onde teve a oportunidade também de exibir sua marca em uma emissora local. “A entrevista rendeu frutos, alguns visitantes vieram de locais distantes da China só para conhecer nosso modelo de negócio”, relembra Rodolfo.
O projeto teria uma definição de fato entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020, quando inaugurou sua primeira clínica no país, a VIP Dental, em fevereiro na cidade de Shenzhen. Rodolfo Magalhães reforça que o processo não foi simples, já que houve duas desistências e complicações por parte de investidores que saíram do projeto, mas que cada passo dessa jornada foi fundamental.
Impacto da pandemia
Primeiro epicentro da pandemia de coronavírus, a China viu meses de lockdown e incerteza para o mercado. Para a VIP Dental não foi diferente, e Rodolfo relembra a situação e ainda celebra a forma como a cidade encarou o processo. “Foi um momento delicado, todas as empresas fecharam as portas e fomos obrigados a usar máscara. Mas Shenzhen foi uma cidade pouco afetada, a eficiência do governo chinês ao combate a pandemia foi de tirar o chapéu. Muita tecnologia, atitude e um povo que já passou por isso outras vezes respeitando o momento”, ele completa.
Hoje, o CEO da franquia encara a trajetória com alívio e com um sentimento de vitória. Com a unidade já aberta e negociações em andamento, a VIP Dental passa por meses de sucesso na China. “Com todas as dificuldades que o país ainda apresenta com fronteiras fechadas e a movimentação ainda um pouco reduzida, foram três meses ótimos de operação, com um faturamento crescente, atingindo o Break-even no segundo mês, com um terceiro mês já superavitário”, conta Rodolfo.
Marca nascida e sediada na cidade de Jundiaí, em São Paulo, hoje a Coife Odonto conta com mais de 200 franquias no Brasil, e possui 10 selos de excelência da ABF.
Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.
A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex-Brasil e da ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.