Prêmio Destaque de Internacionalização: N1 Chicken leva o modelo “dark kitchen” a Portugal



Prêmio Destaque de Internacionalização: N1 Chicken leva o modelo “dark kitchen” a Portugal

Marca de frango frito brasileira já conta com duas unidades no país europeu e planeja expansão

A N1 Chicken, franquia brasileira de frango frito criada em 2017 no Espírito Santo, tem pouco tempo de estrada, mas muita história para contar. Em apenas dois anos de franchising, a marca já conta com 171 unidades no Brasil e quatro em Portugal, país europeu com grandes oportunidades para brasileiros.

Graças a esse case a N1 Chicken é uma das finalistas no Prêmio Destaque de Internacionalização, promovido pelo Franchising Brasil — Programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com Luiz Henrique Castro de Paula, gerente de expansão da marca, o projeto de internacionalização da franquia ainda não estava nos planos quando começou a acontecer. O objetivo da N1 era chegar a 100 unidades apenas no Brasil até dezembro de 2019. Em 2018, porém, o franqueado Hamilton Quintaes, de mudança para Portugal, se interessou pelo formato da marca e o sistema de “dark kitchen” — um restaurante sem salão ou recepção, feito apenas para o delivery e, consequentemente, com menos custos para o franqueado. Naquele ano, as definições para a chegada da marca ao país europeu começaram a ser acertadas.

“Concordamos em começar com um contrato de estudo de viabilidade, para entendermos quais seriam os desafios e o que precisaríamos para levar a ideia adiante”, conta Luiz Henrique. “Após termos visto que era sim viável, acertamos o que já precisaria de imediato com os futuros franqueados para darmos início o mais rápido possível”, o gerente completa.

Com contrato assinado, o processo de implantação da unidade em Porto começou em março de 2019 e se mostrou um sucesso. A segunda unidade, porém, nasceria apenas neste ano de 2020. Ao lançar sua nova marca, a Gringo Wing’s Planet, a empresa recebeu a proposta da franqueadora Letícia Guimarães, também consultora de expansão da marca, para abrir a nova loja, agora em Lisboa. Mesmo com a pandemia, Luiz Henrique cita que as vendas da N1 Chicken no país continuam a crescer desde março, quando a segunda unidade foi vendida. “Isso nos abriu os olhos para algo que não estava nos planos”, finaliza o gerente de expansão.

Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização

O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.

A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex- Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.