Prêmio Jabuti prorroga inscrições da 62ª edição
A maior premiação do mercado editorial brasileiro, o Prêmio Jabuti, prorrogou suas inscrições. Agora, as editoras internacionais que publicaram livros de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no país, têm até o dia 29 de maio para concorrer na categoria “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”. Esta é a 62º edição do prêmio que acontece no mês de setembro, em São Paulo. Para entrar nessa disputa, basta clicar aqui.
A categoria internacional do Jabuti existe desde 2017 e faz parte do trabalho de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro promovido pelo Brazilian Publishers – projeto setorial realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Em 2019, a casa escocesa Charco Press levou o prêmio para casa. A editora ganhou a estatueta graças à publicação do livro “A Resistência”, do autor Julián Fuks, lançado no Brasil pela Companhia das Letras.
A gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers, Fernanda Dantas, explica o objetivo da categoria internacional da premiação: divulgar a literatura brasileira mundo afora. “Conceder esse reconhecimento às editoras que acreditam no trabalho dos nossos autores fortalece o acesso de leitores internacionais às obras brasileiras. O Prêmio Jabuti é tradicional e queremos que ele seja um termômetro não só no mercado editorial brasileiro, mas no global também”, ela ressalta.
Inscreva-se
Saiba mais sobre essa edição aqui; Acesse o regulamento no link. As inscrições do Prêmio Jabuti 2020 podem ser realizadas por meio dos sites www.premiojabuti.org.br ou www.premiojabuti.com.br.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.