Prêmio Oceanos: cinco brasileiros estão entre os finalistas
Cinco autores brasileiros estão entre os 10 finalistas que concorrem ao Prêmio Oceanos 2019. A cerimônia que vai revelar os ganhadores acontece no dia 5 de dezembro, em São Paulo.
Entre os livros na corrida pelo prêmio que condecora obras escritas em português, encontra-se O imortal, de Mauricio Lyrio, publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras, participante do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Os outros títulos brasileiros na lista de finalistas são A Tirania do Amor (Todavia), de Cristovão Tezza; Alguns Humanos (Tinta-da-China), de Gustavo Pacheco; Sorte (Moinhos), de Nara Vidal, e O Preto que Falava Iídiche (Record), de Nei Lopes.
Além dos cinco brasileiros, a premiação também selecionou quatro portugueses e um angolano. Das cinco obras na disputa, apenas uma não é um romance: Alguns Humanos, um livro de contos.
Esta edição contou com um júri intermediário, eleito pelos 72 jurados da primeira etapa, que definiu os 10 autores entre uma lista de 53 obras semifinalistas. O valor total da premiação é de R$ 250 mil. O primeiro colocado leva para casa o valor de R$ 120 mil, o segundo, R$80 mil, e o terceiro R$ 50 mil.
Em Lisboa
A última edição do Oceanos aconteceu em Lisboa e premiou uma brasileira, dois portugueses e um moçambicano. Quem levou o grande prêmio da noite foi a poetisa brasileira Marília Garcia, pela obra Câmera Lenta (Companhia das Letras). Bruno Amaral, autor de Hoje Estarás Comigo no Paraíso (Portugal); Luís Quintais, poeta e escritor do livro A Noite Imóvel (Portugal) e Luis Carlos Patraquim, de O Deus Restante (Moçambique) configuraram o segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.