Prêmio Rio de Literatura reconhece quatro nomes brasileiros



Prêmio Rio de Literatura reconhece quatro nomes brasileiros

O ano de 2020 já começou dando destaque para nomes do mercado editorial brasileiro com o anúncio dos vencedores do Prêmio Rio de Literatura. A premiação é mais uma considerada um termômetro para as publicações nacionais e autores que ganham cada vez mais visibilidade, nacional e internacionalmente. Os escritores vencedores desta edição foram: Geovani Martins, Heloisa Buarque de Hollanda, Marco Catalão e Rafael Amorim.

Os títulos “O Sol na Cabeça” e “Explosão Feminista”, dos autores Geovani Martins e Heloisa Buarque de Hollanda respectivamente, foram ambos publicados pela editora Companhia das Letras, participante do Brazilian Publishers – projeto setorial de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O prêmio é dividido em duas modalidades distintas: Obras Publicadas e Novo Autor Fluminense. A primeira, voltada para escritores experientes, é subdividida entre Poesia, Prosa de Ficção e Ensaio. A segunda modalidade, exclusiva para descobrir os talentos do estado do Rio de Janeiro, abrange novos nomes da literatura que tenham nascido ou residam no estado.

O livro de Giovani foi o vencedor na categoria Prosa de Ficção. Ele é dividido em contos e fala sobre a infância e a adolescência de moradores de favelas. Já a obra de Heloisa ganhou na categoria Ensaio e apresenta um panorama da quarta onda feminista no Brasil de 2013 até hoje. O título vencedor na categoria Poesia foi “As Asas do Albatroz” (Editora Mondrongo), do escritor Marco Catalão. É um conjunto de poemas narrativos que têm como eixo “os trabalhos e os dias” de um poeta fictício de quarenta e nove anos.

Já o autor fluminense que ganhou destaque no Prêmio Rio de Literatura foi Rafael Amorim, com sua obra “Como Tratar Paisagens Feridas”. Como se trata de uma revelação, o escritor ganha R$ 10 mil, além da produção, publicação e distribuição ao mercado de 1.000 exemplares de sua obra.

Em sua quarta edição, o Prêmio Rio de Literatura, teve recorde de inscrições segunda a Fundação Cesgranrio, instituição que promove o evento. Foram, no total, 701 inscrições de autores de todo o Brasil. Os vencedores das categorias Prosa de Ficção, Ensaio e Poesia receberam R$ 100 mil reais.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.