PREVIEW DO COURO E PROJETO MAIS ESTAMPA ANTECIPAM REFERÊNCIAS



PREVIEW DO COURO E PROJETO MAIS ESTAMPA ANTECIPAM REFERÊNCIAS

Projetos de estamparia e materiais em couro antecipam as referências para toda a cadeia de moda nacional

Marco na história dos projetos de construção de identidade genuinamente nacional, aconteceu dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, o Inspiramais – Salão de Inovação, Sustentabilidade e Design de Materiais para moda.  Abrangendo diversos setores, do calçadista ao moveleiro, passando pelo automotivo, confecção, acessórios e bijuterias até o PET, o Salão reuniu informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva.

Entre os projetos se destacaram o Mais Estampa e o Preview do Couro.

O Preview do Couro 2021_I é realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Brazilian Leather, Assintecal, By Brasil Components, Machinery and Chemincals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.


Preview do couro – antecipando a moda para toda a indústria

O Preview do Couro 2021_II é um projeto que apresenta um amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores e que se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior.

Nessa temporada a inspiração seguiu o tema Free Spirit. “Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar à dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style”, explica Manei Carmenatti, designer e consultor do Inpiramais e coordenador do Preview.

Desta forma, o preview propõe a valorização de acabamentos naturais, utilizando o menor número de processos sobre o couro, materiais mais limpos, além de explorar texturas, estampas e gravações que enalteçam o aspecto clássico e elegante do material.

A botânica também foi um elemento importante de inspiração para criação de novas texturas e estampas que se fundem sobre o couro. Materiais com texturas aveludadas, acamurçadas, nos brocados lisos e estruturados.

“A cartela vem com 10 cores, tons pastel, caramelo, naturais puxando para os terrosos e verde natureza, pois observamos os movimentos do mercado e entendemos a necessidade de gerar um conjunto que contemple o futuro e o presente simultaneamente, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e comercialização para os 16 curtumes participantes do projeto Preview do Couro,

Para a estação, o Preview do Couro contou ainda com a parceria das marcas Arezzo, Schutz e Fiver no desenvolvimento de protótipos de calçado e acessórios.


Estampas legitimamente nacionais

Ligando o tema Sincronia ao mood dos anos 70, o Projeto +Estampa chegou à sua décima terceira edição com participação de seis estúdios. O projeto é uma plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, e não a impressão no tecido.

“O +Estampa é uma incubadora, nessa plataforma pensamos em mapear os estúdios de design de superfície e nesse momento trabalhamos entre grupos. Na verdade, o projeto é um conjunto de diversos designers, hoje temos 6 e podemos ter até 12. Assim pensamos em fortalecer a imagem do grupo. O que diferencia cada estúdio é a ilustração, a pesquisa e técnica. Identidades diferentes que trabalham o universo criativo com know how e processos transformadores. Buscamos espíritos livres, de designers livres”, fala Lucius Vilar, curador do projeto e consultor do Núcleo de Design do Inspiramais.

“Estamos em busca de designers que querem se renovar e estão em constante mutação, não é mudar a identidade, mas saber interpretar uma temática dentro de um know how único. Assim, nesse preview, olhamos para a década setentista, para o free spirit, com florais, flores tropicais e uma geometria inspirada no paisagismo de Roberto Bulermax”, salienta Vilar.

O projeto +Estampa é uma realização da Assintecal, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e da Apex.

O Inspiramais contou com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber. Contou também com o apoio Institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ainda tem o patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Cofrag, Advance Têxtil, Endutex, Colorgraf, Componarte, Branyl, Aunde Brasil, Suntex Brasil, Camaleoa, Top Shoes / Pettenati e Soares Materiais para Calçados.

Informações para imprensa

Carlos Lopes: (11) 98923-0749 | carloslopes@agenciacapsula.com.br