Primavera Literária promoveu debate sobre publicações independentes
Entre os dias 15 e 18 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte sediou a Primavera Literária, evento com programação voltada para editoras independentes. Durante o Primavera, a mesa “Os independentes no mundo” reuniu personalidades do mercado editorial para debater as oportunidades e os desafios da internacionalização da produção literária brasileira.
A conversa foi mediada por Ricardo Costa (Metabooks) e contou com a participação de Nathan Magalhães (Editora Moinho), Dênya Rabêlo (Abroad Negócios e Representações) e Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro e do Brazilian Publishers — projeto de fomento à exportação de conteúdo editorial brasileiro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Durante o painel, Fernanda explicou detalhes sobre o processo de publicação no exterior. “Espero que a discussão da mesa tenha sido esclarecedora. Foi realmente muito gratificante participar da conversa e espero também que os editores independentes tenham saído do evento mais motivados para levar seu trabalho a mercados do mundo todo”, conta.
Já Dênya afirma que as editoras brasileiras têm grande espaço no mercado global e aponta um desafio: se profissionalizar para a internacionalização. “É importante ter catálogo em outro idioma para ir a feiras internacionais, mas é essencial uma adaptação a esse mercado externo. Isto porque essa é uma forma de fomentar a indústria editorial brasileira”.
Outra questão abordada foi a importância de um plano estratégico de internacionalização que considere um estudo de possíveis mercados-alvo. Nathan sugere uma opção para as editoras de menor porte: as fellowships. “Pode ser uma oportunidade para aqueles que, muitas vezes, não tem o investimento necessário para ir até várias feiras pelo mundo”, completa.
A Primavera Literária é uma iniciativa da Libre (Liga Brasileira de Editora) e já teve 19 edições realizadas no Rio de Janeiro, além São Paulo. Há quatro anos o evento também acontece em Belo Horizonte. Para Ricardo Costa a Primavera é importante para o desenvolvimento das editoras independentes: “É uma oportunidade interessante para que os editores discutam temas relevantes para o negócio do livro e conheçam tendências do mercado como um todo, pensando como as novidades podem ser aplicadas para o mercado independente”.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.